Você sabia que o ESP, o controle eletrônico de estabilidade, é considerado o segundo mecanismo de segurança mais importante do carro? Sim, depois do próprio cinto de segurança, vem esse dispositivo. Esse mesmo que muita gente ainda nem sabe que existe ou como funciona.
Como veremos abaixo, o controle de estabilidade tem tudo a ver com a proteção das pessoas de um carro. Afinal, ao evitar derrapagens e perda de controle, ele pode evitar desde acidentes leves até os mais graves. Para ver como, siga adiante!
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O que é e o que faz o ESP?
Sigla para Electronic Stability Program (Programa Eletrônico de Estabilidade), o ESP já tem quase trinta anos de existência. O primeiro modelo a apresentar a função foi o Mercedes-Benz Classe S, em 1995, já como item de série.
Ele também pode ser chamado de Controle Dinâmico de Estabilidade. Basicamente, seu funcionamento opera em situações emergenciais, em que o computador identifica risco de derrapar. Ou seja, ao entrar errado em uma curva, ou em desvios repentinos e perda de controle.
Nessas situações, o sistema identifica o problema e corrige sozinho, tomando o controle do carro. Por isso, o ESP age com a ajuda do freio ABS, fazendo a melhor gestão da frenagem das rodas.
Afinal, como é sabido, em situações assim nós costumamos perder o controle da direção ou pisar no freio com tudo. No entanto, para evitar derrapagens e afins, é preciso fazer manobras (como frear apenas uma roda) que nós não conseguimos. Mas o computador consegue.
Como exatamente funciona?
Na prática, o ESP só é possível graças ao freio ABS e ao fato de o sistema de aceleração ser eletrônico. Isso é o que permite que a central do sistema tome controle do carro, fazendo as manobras necessárias.
Tanto que ele corrige não apenas as limitações do condutor, mas também imprevistos externos. Por exemplo, se algum veículo ou ser vivo cruza o caminho à frente, os sensores do sistema acionam a função. Com isso, o carro simplesmente desvia sozinho, sem perder o controle.
Quando presente, essa tecnologia está indicada no painel de instrumentos do carro. Pode ser pela sigla ESP, ou por um ícone que representa um carro derrapando. Nesses casos, há também um botão no painel, de tipo “ESP off”, que permite desligá-lo.
Naturalmente, essa função é exclusiva para técnicos que vão testar algo no carro. Ou para situações extremas como piso com neve. Portanto, nunca desligue o ESP antes de ler o manual do carro. Além disso, vale ressaltar que todo sistema tem seus limites.
Afinal, o ESP não garante segurança caso o condutor seja muito imprudente. Ou entre em curvas em velocidade muito acima do normal. Por fim, ele já é obrigatório como item de série em vários países do mundo.
Nisso o Brasil acabou ficando um pouco atrás. Anteriormente a determinação da obrigatoriedade tinha cravado a data de 1º de janeiro de 2022. Mas depois o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aceitou prorrogar para o mesmo dia, só que de 2024. Agora, é esperar pra ver.