A linha da BMW terá novidades no Brasil muito em breve. A marca acaba de confirmar a produção nacional de dois novos veículos. Chegarão por aqui a nova geração do SUV X1 e a reestilização do sedã Série 3.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
A montadora de origem alemã diz que a dupla alcança mais de 25% de participação no mercado premium brasileiro. Já a BMW em geral teve 50% de participação em junho (mais recente mês com ranking divulgado pela Fenabrave).
O que chama atenção é a rapidez da chegada dos modelos. Eles foram apresentados na Europa há cerca de dois meses, já sendo confirmados nesta metade de julho para o nosso mercado.
De acordo com a BMW, o Série 3 deve começar a ser produzido na planta fabril da marca, em Araquari (SC), ainda em setembro deste ano, enquanto a nova geração do X1 não teve data confirmada, mas é esperado que ela chegue somente no início de 2023.
A fabricação dos novos modelos da BMW faz parte de um investimento de 500 milhões de reais realizado na fábrica brasileira em novembro do ano passado (2021).
Otávio Rodacoswiski, diretor geral da planta da BMW em Araquari, comentou que “confirmar a produção de novos modelos, apenas dois meses após as respectivas apresentações na Europa, reforça a confiança que a matriz tem em nosso time para produzir com tecnologia, qualidade e paixão no Brasil”. Também afirma que “a produção do novo Série 3 começa em setembro. A nova geração do BMW X1 será anunciada em breve”.
Novo BMW Série 3
O sedã mais vendido da marca passará apenas por uma pequena atualização visual, além disso modificando apenas a lista de equipamentos.
O conjunto mecânico provavelmente continuará igual, sendo composto na linha 320i, pelo motor 2.0 turbo flex de até 184 cv e 30,6 kgfm. O 330e tem motorização híbrida, como indica seu próprio nome. Ele recebe o mesmo 2.0 flex, mas em conjunto com um sistema elétrico. Assim, rende potência máxima combinada de 292 cv com torque combinado de 42,8 kgfm.
Já o M340i é equipado com a poderosa motorização 3.0 biturbo de seis cilindros em linha à gasolina. Ele alcança os 387 cv de potência com torque de 50,9 kgfm.
Novo BMW X1
Além, claro, das versões convencionais, a nova geração do X1 terá uma importante novidade, a variante elétrica iX1. Ela já foi confirmada para o mercado brasileiro. A versão será importada, e não fabricada localmente.
O atual propulsor 2.0 turbo de 192 cv e 28,5 kgfm deve ser mantido. Mas há a possibilidade de que ele receba um conjunto híbrido-leve, o que ainda não foi confirmado pela marca.
Embora o visual não esteja muito distante da configuração atual, essa será a terceira geração do X1, e que deve corrigir alguns problemas que o peso da idade já está causando no modelo vendido por aqui pela falta de modernidade.