O tema das cadeirinhas sempre dá o que falar. Lembrando que as novidades na Lei da Cadeirinha entraram em vigor há cerca de um ano. Mas muita gente ainda está se adaptando ou tentando entender.
Nessa mesma linha, os sistemas de fixação de tipo Latch ou Isofix também passaram por novidades nos últimos anos. Por isso decidimos escrever este artigo, explicando melhor as diferenças e os pontos principais sobre ambos. Para tirar as dúvidas, siga adiante!
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Diferenças entre Isofix e Latch
Primeiramente, qualquer um dos dois sistemas é bem mais seguro do que a cadeirinha presa apenas pelo cinto do carro. Isto posto, podemos entender quais as peculiaridades de cada um deles.
A cadeirinha tradicional era fixada pelo cinto de segurança de três pontos, que passava por dentro do próprio assento. Ou seja, entre o fundo da cadeirinha e o assento. Já o sistema Latch, bastante utilizado nos EUA (e obrigatório por lá desde 2003), vai muito além.
Ele trabalha com fixação de três pontos, sendo duas na base e uma no topo, chamada top-tether. Todos esses pontos de fixação ou ancoragem são feitos de tirantes flexíveis. Assim, a cadeirinha tem ganchos de tipo macho, e o carro as entradas tipo fêmea.
No sistema Isofix há também três pontos, igualmente com dois na base e um no topo (também chamado top-tether). Contudo, os tirantes são rígidos, em geral feitos de metal. Ou seja, trata-se de uma tecnologia mais resistente.
Qual dos dois é o melhor?
Pela descrição feita acima, talvez já dê para desconfiar que o sistema Isofix é melhor. De fato, ele já é aprovado pela Organização Internacional de Padronização (a famosa ISO, International Organization for Standardization).
Na prática, o Isofix é mais rigoroso e mais firme, justamente porque seus tirantes ou ganchos são rígidos. Isso permite que a cadeirinha tenha melhor desempenho em caso de colisão veicular. Ou mesmo em casos mais graves, como os de capotagem do carro.
Também por isso, a legislação voltada para esse item de segurança ficou conhecida como Lei do Isofix. Se nos EUA o dispositivo é obrigatório desde 2003, a Europa inteira assumiu o compromisso desde o ano de 2013.
No Brasil a implantação ocorreu em 2015. Contudo, a previsão foi de que projetos automotivos novos deveriam sair de fábrica com o Isofix a partir de 2018. E a partir de 2020 todo e qualquer carro comercializado. Trata-se da Resolução 518, do Conselho Nacional de Trânsito.