Todo mundo tem suas manias, é verdade. Contudo, quando o assunto é direção e zelo com o carro, todo cuidado é pouco. Então, é preciso ficar atento. Vícios tão simples quanto pedir para o frentista dar “aquela olhada na água e no óleo” podem ser prejudiciais.
Lembrando que alguns também podem levar a infrações. Como andar na reserva do tanque e correr o risco do carro parar. O que custa R$ 130 e 4 pontos na CNH. Para ficar por dentro dos 5 piores maus hábitos do brasileiro e não errar mais, siga adiante!
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1. Tanque vazio ou cheio demais
É claro que a gasolina está cara. Mas nem por isso precisamos dirigir sempre na reserva do tanque, não é mesmo? O grande problema aqui é quando o combustível acaba com o motor ligado. É o que se chama de “pane seca”.
Além da infração de trânsito que mencionamos acima, também há o fator mecânico. Afinal, a bomba do carro usa o combustível para refrigeração. Sendo que, obviamente, deixá-la superaquecer não é boa ideia.
Sem falar que andar sempre na reserva costuma mexer na sujeira do fundo do reservatório. Se ela for sugada, pode entupir o filtro do combustível. Já se você for no extremo oposto, encher demais o tanque pode comprometer várias peças.
É isso mesmo. Combustível acima da trava da mangueira pode danificar o cânister. Trata-se de um filtro que retém os gases da evaporação do combustível. Se ele funcionar mal, prejudica todo o sistema, podendo também levar detritos para o tanque.
2. Atravessar enchentes de modo errado
Já falamos aqui sobre como tentar atravessar uma enchente de modo seguro. Trata-se de esperar a hora certa, sem carros maiores na contramão. Além de nunca arriscar caso o nível da água esteja acima da metade da altura da roda.
Seja como for, qualquer deslize aqui pode prejudicar incrivelmente seu carro e seu bolso. Primeiro que é bem provável que o seguro não cubra os prejuízos. Isso se ficar confirmado que você se arriscou sem necessidade ou foi negligente.
Em todo caso, além do motor, você pode contaminar seu estofado e o assoalho. Assim como compromete a parte elétrica, do painel de instrumentos até o alarme.
3. Não manter os pneus calibrados
Checar a pressão dos pneus e calibrar só antes de uma viagem já basta, certo? Como você deve imaginar depois de ler esta pergunta, a resposta é negativa. Não é suficiente. Por isso, também já falamos sobre como calibrar o pneu do seu carro.
O mínimo que precisamos é consultar o manual do veículo, ou a parte interna da tampa de abastecimento. Ali consta qual é a pressão exata. É necessário calibrar os pneus semanalmente. Afinal, a perda de pressão é diária, mesmo que os pneus sejam novos. Isso ocorre com o movimento natural do carro, pequenas pancadas em buracos e o próprio peso do veículo.
4. Embreagem não é descanso de pé!
Pode ser que você faça isso sem nem perceber. A verdade é que é uma tentação manter o pé esquerdo na embreagem dos carros manuais. Até facilita na hora de parar no semáforo ou mesmo durante o tráfego lento.
É aí mesmo que mora o perigo, quando acionamos a embreagem sem necessidade, sem engrenar nenhuma marcha. Pois saiba que o peso do pé sobre o pedal e o acionamento errado podem diminuir drasticamente a vida útil do sistema.
5. “Vai uma olhadinha na água e no óleo?”
Claro que os frentistas de posto fazem isso por gentileza, ou mesmo por obrigação. Afinal, costuma ser uma cortesia dos postos de gasolina. Contudo, não há boa intenção no mundo que mude o fato de que isso pode trazer vários problemas.
A verdade é que só um mecânico habilitado deveria mexer nisso. E se água de torneira for aplicada no radiador, sem os devidos fluidos que alguns modelos pedem? Ou mesmo se o limite do reservatório não for respeitado? Ou se a tampa for mal fechada?
Enfim, além de superaquecimento e vazamentos, com o tempo é possível que seu motor venha a fundir, literalmente. Além disso, nem se deve mexer na água ou no óleo com o motor quente. Sendo que é como ele sempre está quando chegamos ao posto.