Devido ao alto custo das manutenções e combustível, os valores gastos têm aumentado. De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação do país chegou a 12,13% devido ao acumulado dos últimos 12 meses. Sendo assim, o consumidor começou a analisar os valores que estavam gastando.
Sendo assim, preparamos uma nota para que tenha conhecimento de quanto o consumidor gasta em média com seu veículo. De acordo com o estudo realizado pela Agência Autoinforme, o preço aproximado é de R$ 2.013,08.
O maior gasto é com relação ao combustível, segundo os especialistas eles correspondem a aproximadamente 41,07 % das despesas gerais. Ou seja, aproximadamente R$ 826,82 ao mês. Logo em seguida, as despesas com manutenções representam 17,57 % das despesas mensais.
Por fim, os condutores que possuem seguro veicular, possuem 12,31 % dos gastos. Vale enfatizar que alguns veículos possuem gastos maiores com oficina com alinhamento, revisão, balanceamento e trocas de óleo, os quais podem equivaler a 16,88 %.
De uma forma geral, esses valores gastos com os automóveis representam 1,7 % do salário-mínimo nacional. Esse estudo foi feito considerando um veículo que roda em média 12.000 quilômetros por ano. Os carros incluídos são os conservados, que fazem apenas tarefas simples do dia a dia.
Além disso, fazem uma cotação geral com oficinas para analisar os valores de peças e serviços. As corretoras de seguro passam orçamentos que auxiliam para que a análise seja feita de mês a mês.
Vale enfatizar que nesses gastos, não está incluso os valores da compra de carro, pois esses podem variar de acordo com o modelo e até revenda.