Quem aí lembra que nós já falamos dos melhores hatches 2021? De fato, quem acha que os hatches não despertam mais interesse, está equivocado. Na verdade, há modelos que estão passando por renovações completas, justamente para concorrerem bem no mercado.
Por isso mesmo, abaixo nós listamos os 5 melhores hatches até 2022. Todos eles do ano, incluindo o Hyundai HB20 Platinum, que já circula em sua versão 2023. Há uma variedade de motorização, tecnologia e design para todos os gostos. Não perca!
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1) Chevrolet Onix LTZ 1.0
Uma das famílias mais vendidas do Brasil, o novo Onix vem para concorrer com opções como VW Polo. O modelo ideal aqui é o Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo 2022. Só lembrando que pode ser o manual (R$ 74 mil), ou o automático (R$ 80 mil).
O motor é o 1.0 Ecotec Flex. Ele entrega 116 cv de potência (seja gasolina ou etanol) e torque de 16,3 kgfm ou 16,8 kgfm (na gasolina e no etanol, respectivamente). O câmbio, manual ou automático, conta com conversor de torque e 6 marchas.
Em termos de equipamentos, o turbo automático ganha alguns mimos em relação ao manual. Como volante com revestimento premium e piloto automático (controle de velocidade de cruzeiro). Câmera de ré, chave com sensor de aproximação, partida sem chave e afins estão em ambos.
2) Fiat Argo Drive 1.0
Aqui temos o modelo nacionalmente mais emplacado em sua categoria. Apresentado em 2017, ele veio com força para substituir Punto, Palio e Bravo. Além de concorrer com Hyundai HB20, VW Fox e Chevrolet Onix. Ou mesmo com Peugeot 208 e VW Polo.
O modelo ideal que indicamos aqui é o Fiat Argo Drive 1.0 2022, que fica por R$ 69 mil. Só lembrando que a versão mais simples custa apenas seis mil a menos. Então, o Drive ainda entrega excelente custo-benefício. O motor é o 6V de 3 cilindros da geração GSE (grupo FCA).
Ele faz até 72 cv ou 77 cv (gasolina/etanol). E de torque 10,4 kgfm ou 10,9 kgfm (gasolina/etanol). Em termos de itens, além de aerofólio traseiro e computador de bordo, o Drive tem alguns plus. Como central multimídia Uconnect de 7” e volante multifuncional, entre outros.
3) Hyundai HB20 Platinum
Esse, que é uma das paixões nacionais, já circula com sua versão 2023 pelas ruas. Ela traz uma evolução completa da família, mais moderna e equipada. Além de um visual que tentou agradar ainda mais gente, mexendo bastante na parte externa.
O ideal aqui é falar do HB20 Platinum 1.0 Turbo GDI AT 2023, que custa R$ 105 mil. E que precisa entregar diferenciais mesmo, já que a opção de entrada custa quase trinta mil a menos. A novidade começa pelo motor, agora dotado de injeção direta de combustível, e pela opção automática.
Esse propulsor entrega até 120 cv e 17,5 kgfm de torque, tanto com gasolina quanto com etanol. Externamente, o Platinum apresenta mimos como maçaneta cromada e lanternas de LED. Internamente, volante revestido de couro e painel de instrumentos digital colorido.
4) Volkswagen Polo 200 TSI
Esse também é um dos mais vendidos nacionalmente, sendo que já tem 5 anos de mercado. Tentando se diferenciar, a montadora anunciou uma última versão com painel totalmente digital e configurável. No que promete ser, por enquanto, o único da categoria.
O modelo de que falamos é o Volkswagen Polo Highline 200 TSI AT 2022, que custa R$ 98 mil. Na prática, trinta e quatro mil a mais que a opção de entrada, o Polo 1.0 MPI. E dezoito mil a menos que o de topo de linha, o GTS 250 TSI AT. Nessa opção intermediária, o propulsor é um TSI 1.0.
Ele entrega 116 cv (gasolina) ou 128 cv (etanol). Além de torque de 20,4 kgfm, nos dois casos. No caso, são 3 cvs a mais do que no antigo Golf Comfortline 1.0 TSI. No visual ele traz rodas de liga-leve de 16”. O piloto automático e o ar-condicionado digital também são diferenciais.
5) Peugeot 208 Griffe 1.6
Esse é o hatch de entrada da marca do leão. Para não ficar para trás, o novo 208 também traz inovações tecnológicas, além de ser mais chamativo. A ideia é peitar o Toyota Yaris, o Fiat Argo e o VW Polo. Falamos do Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2022, de R$ 90 mil.
Ele é o topo de linha, sendo que a versão de entrada, o Like 1.6 MT, custa vinte mil a menos. Com essa diferença para cima você leva um propulsor 1.6 que é flex. Na gasolina ele faz 115 cv e no etanol 118 cv. O torque fica em 15,4 no primeiro caso, e 15,5 kgfm no segundo.
Alguns se queixam da falta de opção turbo, é verdade. Já os diferenciais da versão vão desde aerofólio esportivo preto brilhante até alerta de colisão. Sem falar no detector de fadiga e no acendimento automático dos faróis, entre outros itens.