A Anfavea divulgou um novo estudo revelando que a produção de veículos reduziu 5% nos primeiros seis meses deste ano. A diminuição é resultado da crise global no mercado de peças de automóveis e semicondutores. Além disso, a pandemia da Covid-19 também influenciou essa questão.
De uma forma geral, o estoque de veículos 0km fechou em queda e algumas concessionárias buscaram alternativas para que não precisassem fechar as portas. A alternativa que muitos encontraram foi investir em tecnologias que auxiliem no processo de venda, sem que tenham altos números em estoque.
Marcos Pavesi, head comercial da DealerSites, analisou esse movimento do mercado e mencionou que a tendência das vendas online continua e aumenta a cada dia e de acordo com o que informou, essa modificação provavelmente permanecerá assim.
Vantagens da venda online
Utilizando o catálogo online as revendas não precisam ter ele físico no local e isso tem sido benéfico aos vendedores, tendo em vista que correm menos riscos de perder a venda para concorrência. Com essa tecnologia, eles conseguem disponibilizar inúmeros carros aos consumidores e depois realizar os trâmites da venda.
Vale enfatizar também, que com toda a automatização de vendas, o cliente muitas vezes não tem nenhuma experiência com o atendimento humano.
Nesses últimos anos, as compras online cresceram muito. E toda essa modificação ocorreu por conta das startups e empresas de tecnologia que inovam e fazem canais de atendimento.
“Se os serviços digitais para relacionamento ou para consumo eram vistos como acessórios em diversos setores econômicos, agora, se tornaram estratégia principal de negócio em praticamente todas as empresas, inclusive nas que trabalham com automóveis”, enfatizou Pavesi.
Grande parte da população já se rendeu e realiza compras online, porém ainda sim, uma parcela pequena de consumidores ainda preferem ir até as lojas para analisar o estado real do veículo.