Em 2007 uma tecnologia surgiu nos automóveis que permite captar cansaço por parte dos motoristas. Inicialmente foi aplicada em alguns Volvos e nesses últimos 15 anos, tem evoluído ainda mais.
De acordo com Renato Campestrini, advogado especialista em trânsito, mobilidade e segurança do Observatório Nacional de Segurança Viária, o sono e o cansaço são os principais fatores de risco no trânsito.
Afinal, quando a condução é misturada com esses dois sintomas, o condutor tenta lutar contra, fazendo diversas ações, como: aumentar o som e abrir a janela. Contudo, tais atos não são o suficiente, sendo assim, essa tecnologia busca chamar a atenção do motorista.
Cerca de 50% dos acidentes são causados pelo cansaço e tal ato, faz com que essa direção seja tão perigosa como dirigir alcoolizado. Além disso, muitos motoristas acreditam que a cafeína é suficiente para auxiliar na diminuição do sono e cansaço, mas na verdade não o ajuda 100%.
O recomendado pelas leis de trânsito, é que em casos de viagens longas o motorista realize paradas a cada quatro horas. Um descanso de aproximadamente 15 minutos, deverá reduzir a sensação de cansaço e fadiga. Em casos de trânsitos intensos, que tornem a condução pesada, as paradas devem ser feitas a cada duas horas.
Como funciona a tecnologia?
Os fabricantes utilizam inúmeras formas para detectar o cansaço. Sendo elas: câmeras e sensores.
A câmera ficaria apontada ao condutor e captaria piscadas longas e até mesmo sonolência. Também detectaram movimentos estranhos e desatenção.
No entanto, tem perdido espaço para os sensores, pois são mais eficazes. Eles medem os padrões de direção: velocidade, mudança de faixa, frenagem. Partindo desses princípios, ele fornecerá alertas sonoros e visuais no display assim que realizar qualquer tipo de detecção.
O Sensor de Fadiga analisa os primeiros 15 minutos de direção e depois analisará o comportamento do motorista para criar um padrão.
Outra forma de analisar a situação, é através do volante. Ele será capaz de detectar muitas mudanças de faixa e carga no volante. Ou seja, caso esteja sonolento, ele fará puxadas bruscas no volante.
Vale enfatizar que os alertas são emitidos inúmeras vezes até que o condutor retome seu padrão de direção.