Ninguém sabe quando exatamente os carros elétricos ficarão de fato mais populares. Depende de vários fatores, desde o preço da fabricação das baterias até a recarga. Ou seja, o custo do kWh, que precisa diminuir.
Além disso, há fatores de mercado, como a concorrência, que podem mudar esse cenário para as fabricantes. É aí que entra o caso da Volkswagen. Já que ela promete tornar seu portfólio elétrico mais lucrativo que o de motor a combustão em tempo recorde.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
O histórico da VW com a eletrificação
No ano passado, em 2021, a gigante alemã emplacou mais de 450 mil carros elétricos. Isso só a Volkswagen, desconsiderando as demais marcas do grupo. O que incluiria nomes como Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Scania, Porsche e outros.
Em termos de entrega e produtividade, a promessa é que até 2030 sua produção de carros elétricos chegue a 50%. Ou seja, metade do portfólio completo da Volkswagen. Lembrando que em 2021 suas vendas totais beiraram os 6,5 milhões de carros vendidos.
Para este ano de 2022, a promessa são 800 mil veículos 100% elétricos. E para o ano que vem, nada menos que 1,3 milhão. Tudo isso segundo o presidente-executivo da marca, Herbert Diess, que se manifestou a respeito recentemente.
No caso, a VW já havia dito que igualaria o lucro da produção elétrica com a dos motores a combustão. Porém, a meta estava prevista para ser atingida somente por volta do ano de 2025.
Pronunciamento sobre antecipação da meta
Como o mundo inteiro se volta contra os automóveis movidos a combustível fóssil, surgiu essa corrida para superar antigas soluções. Assim, com a evolução tecnológica avançando a cada dia, as várias marcas vêm se superando como podem.
Graças a isso, Herbert Diess garante que a VW está em posição favorável em relação à meta de antes e ao mercado. O pronunciamento foi feito durante a reunião anual de acionistas da marca.
Não há detalhes sobre os números presentes e futuros. Mas a declaração foi explícita no sentido de afirmar que o cenário será atingido bem antes de 2025.
Além disso, vale lembrar que faz pouco tempo que falamos sobre a VW e o mundo da eletrificação automotiva. No caso, sobre as novas fábricas de veículos elétricos que a montadora sinalizou que deverá abrir nos EUA.