Os mais novos talvez nem saibam o que são faróis escamoteáveis. Até porque, eles chegaram a ser proibidos, já que em caso de atropelamento podem machucar ainda mais a vítima. Contudo, vale notar que eles não deixaram de existir totalmente.
Marcas como Rolls-Royce assumiram o compromisso de criar sistemas que, em caso de acidente, retraem sozinhos. Além disso, é preciso manter viva a memória dos melhores faróis escamoteáveis de todos os tempos. Veja abaixo uma lista com os 5 mais bacanas!
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O que são faróis escamoteáveis?
Veremos que os faróis escamoteáveis surgiram nos idos da década de 1930. Embora possa parecer que o foco era apenas a beleza e o design, havia mais que isso.
A princípio, a ativação deles era manual, por meio de manivelas unitárias. Mas o foco já recaia sobre a questão aerodinâmica, de modo a tornar o design mais eficiente.
Com o tempo, isso se tornou sinônimo de super esportivos de luxo. Depois, vieram os sistemas elétricos, já por volta de 1940. Até os anos 2000 esses faróis faziam sucesso. Mas depois vieram leis no mundo todo proibindo o dispositivo, como vimos acima.
5. Jaguar XJ220 (1994)
Vamos começar pelo mais recente dessa lista. O Jaguar XJ220 foi fabricado de 1992 até 1994. E já saiu, na época, como o mais veloz da história da marca. De fato, ele faz 377 km/h. Assim, ainda bateu recordes no Circuito de Nürburgring.
Seu design apresenta linhas onduladas, e os faróis escamoteáveis harmonizam perfeitamente com isso. As tampas dele são ovaladas, e mesmo quando abertas conseguem ser fluidas e minimalistas. É um arraso!
4. Porsche 928 (1977)
Não dá para falar sobre superesportivos de luxo sem citar a Porsche, não é mesmo? Além disso, esse exemplo parece pôr em xeque a palavra “escamoteável”. De fato, se ela quer dizer “aquilo que se esconde”, então esse farol do Porsche 928 não é escamoteável.
Afinal, mesmo retraído ele é 100% visível. Contudo, a palavra também significa “discreto”. Aí sim ele se enquadra, já que se trata de um farol que, quando retraído, fica em ângulo inclinado, quase deitado. Mas, ao ser ativado, já assume a posição normal, de 90º.
3. Opel GT (1968)
Esse aqui chamou atenção no Salão de Paris de 1968. Seu mecanismo também foi inovador, embora nessa época o funcionamento ainda fosse manual. Não que a pessoa tivesse de ir até o capô puxar com as mãos, é claro.
Mas sim por meio duma alavanca que fica no console, e gira o sistema num diferenciado eixo longitudinal. O carro fez história, já nessa sua primeira geração, que foi de 1968 a 1973. Sua semelhança com o Chevrolet Corvette 1968 sempre foi mencionada.
2. Buick Riviera (1965)
Aqui regredimos um pouco mais no tempo. E batemos de frente com um coupé de grande porte, típico dos idos de 1965. No Buick Riviera os faróis escamoteáveis também fizeram história. Sendo que o design apostou em uma linha vertical marcante.
Na verdade, os faróis se instalam em forma de coluna nas extremidades do próprio para-lama, de modo integrado. Assim, quando as tampas do farol se fecham, as grades dele se confundem com as do gradil acima do para-choque.
1. Ford Cord 810 (1935)
Pronto, chegamos àquele que é, simplesmente, o primeiro carro que aplicou a estratégia dos faróis escamoteáveis. Nem é preciso dizer, portanto, que o Ford Cord 810 fez história. Quem assinou o projeto, nos idos de 1935, foi Gordon Buehring.
Aqui, a integração com o para-lama é ainda mais evidente do que no caso do Riviera. Além disso, seu recurso manual era um pouco mais artesanal. Havia duas manivelas encontradas em cada extremidade do painel, abrindo os faróis um a um.