Há quem diga que um dia os carros elétricos serão mais baratos. Não apenas em relação aos valores de hoje, mas também em relação aos de motor a combustão. Mas será possível afirmar algo assim, faz mesmo sentido? Alguns fatores apontam que sim!
Até porque, quase o mundo todo tem se posicionado contra os veículos movidos por combustíveis fósseis. Ao passo que fabricantes como VW já veem chance de lucrar mais com os elétricos. Então, entenda melhor o que esperarmos para os próximos 5 anos.
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Quem fez essa previsão?
Falar em “descarbonização” do mundo parece fácil. Mas afinal, será que uma família comum ou uma empresa pequena podem arcar com os carros elétricos? Lembrando que os modelos mais baratos, como o JAC E-JS1, partem já dos R$145 mil.
Isso como preço promocional, que durou só na pré-venda. Portanto, não estamos falando aqui apenas da sustentabilidade ecológica, mas também da econômica e financeira.
Na prática, as fabricantes precisam melhorar os processos em torno das baterias de lítio, coisa já em andamento. Assim, quem diz que os elétricos serão mais baratos que os de motor a combustão é a Bloomberg. Que é uma respeitada agência de notícias americana.
Ela aponta vários fatores, e arrisca dizer que já em 2027, daqui cinco anos, o cenário estará assim. Contudo, a transição prevista depende não apenas do mercado, mas também de apoios e incentivos políticos adequados.
Quais os próximos passos?
O próprio crescimento da eletrificação tende a melhorar a realidade desse universo, em termos financeiros. Naturalmente, quanto mais oferta houver, menor será o preço do produto. Essa é uma lei de mercado.
Para entender, basta considerarmos o crescimento de gigantes como a Tesla, a Volkswagen e a BYD. Todas essas contam com plantas específicas (ou exclusivas) para carros elétricos. Na verdade, hoje é difícil encontrar uma marca que não tenha.
Até a Ferrari, antes resistente, já se entregou a essa tendência. Com o aumento da concorrência e a consequente diminuição nos preços, já podemos prever algo. Segundo o levantamento da Bloomberg, em 2025% a queda já será de um terço em relação a hoje.
Ou seja, os carros elétricos já estarão três vezes mais baratos. Na sequência, na segunda metade do prazo, haverá essa guinada que os transformará em algo mais em conta do que os veículos a combustão.
Essa segunda etapa será promovida, sobretudo, pelo preço do kWh. Dados revelam que, até 2030, carregar baterias à base de energia elétrica custará até 58% menos do que hoje. Com isso, estará fechado o ciclo de viabilização dos veículos elétricos.