Há menos de 1 semana a Fiat lançou no mercado brasileiro a linha 2023 de seu principal hatchback, o Argo. Infelizmente a tão esperada transmissão CVT não foi incluída entre suas mudanças, que também contemplaram pequenas alterações no visual. Os preços partem de R$ 74.790.
Fiat Argo 2023 tem novo visual, mas deve CVT e encosta nos R$ 100 mil
Agora é a vez do sedan Cronos receber sua gama 2023, mas a boa notícia é que dessa vez a Fiat não deixou o câmbio CVT de fora, que chega para aumentar a gama de opções mecânicas do modelo.
A montadora destaca que na América Do Sul o compacto já acumulou mais de 220 mil unidades vendidas, e em torno de 110 mil delas foram comercializadas no Brasil.
Design
O Fiat Cronos sempre teve um visual bem acertado, que por sinal continua praticamente idêntico na linha 2023, com alterações que só os mais atentos percebem.
Além de novas rodas de liga-leve, ou calotas no caso das versões mais básicas, o sedan compacto agora conta com uma grade dianteira que traz nova formato de colmeia e 2 frisos cromados ao invés de apenas 1 como era na linha anterior.
Externamente as novidades param por aí, enquanto o interior ganha somente o novo volante da marca, que está presente no Pulse e na Toro, além do Argo que foi atualizado recentemente.
Conjunto mecânico
As maiores mudanças encontram-se nos conjuntos mecânicos disponíveis, e isso certamente é um ponto positivo, pois quando o motor 1.8 E.torQ saiu de linha em dezembro do ano passado (2021) em razão das novas normas de emissões de poluentes que entraram em vigor no início deste último janeiro, tanto o hatchback quanto o sedan ficaram sem suas versões mais caras, dessa forma reduzindo a competitividade de ambos.
Com a chegada da nova linha a versão mais cara Precision volta ao catálogo do Cronos, mas agora com uma transmissão CVT que simula sete velocidades, aliada ao propulsor 1.3 FireFly flex aspirado que rende até 107 cv com etanol aos 6.250 rpm e 98 cv com gasolina em 6.000 rpm, enquanto o torque atinge 13,7 kgfm aos 4.000 rpm e 13,2 kgfm em 4.250 rpm, respectivamente.
Como forma de cumprir a lacuna deixada pelo finado Grand Siena, a Fiat resolveu equipar o Cronos também com o motor 1.0 FireFly, este que alcança potência máxima de 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina, ambos a 6.000 rpm. O torque entregue aos 3.250 rpm é de 10,7 kgfm (E) e 10 kgfm (G).
Neste caso o câmbio é sempre manual de 5 velocidades, que também está disponível para o motor 1.3.
Desempenho
A Fiat infelizmente não informou a velocidade final dos modelos, mostrando apenas os números obtidos na prova de 0 a 100 km/h, que se torna melhor no modelo 1.3 CVT, veja:
Versão | 0 a 100 km/h |
1.0 Manual | 13,9 s (E) e 15,1 s (G) |
Drive 1.0 Manual | 14,4 s (E) e 15,3 s (G) |
Drive 1.3 Manual | 11 s (E) e 12 s (G) |
Drive 1.3 CVT | 10,6 s (E) e 11,6 s (G) |
Precision 1.3 CVT | 11,1 s (E) e 12,1 s (G) |
Consumo
A Fiat diz que com motor 1.3 e câmbio CVT o sedan compacto agora é o mais econômico de sua categoria considerando os automáticos. O 1.0 manual também consegue ser o que menos gasta combustível do segmento levando em conta o consumo urbano.
Veja os números informados pela empresa:
Versão | Consumo Urbano | Consumo Rodoviário |
1.0 Manual | 9,9 km/l (E) e 13,8 km/l (G) | 11,3 km/l (E) e 16 km/l (G) |
Drive 1.0 Manual | 9,9 km/l (E) e 14 km/l (G) | 11,4 km/l (E) e 16,1 km/l (G) |
Drive 1.3 Manual | 9 km/l (E) e 12,9 km/l (G) | 11,1 km/l (E) e 15,7 km/l (G) |
Drive 1.3 CVT | 9,3 km/l (E) e 13,4 km/l (G) | 10,8 km/l (E) e 14,9 km/l (G) |
Precision 1.3 CVT | 9,3 km/l (E) e 13,4 km/l (G) | 10,8 km/l (E) e 14,9 km/l (G) |
Preços
Felizmente o Cronos ficou mais barato em sua nova linha, com redução de R$5.900 na versão Drive 1.3 Manual, a única que continua presente na linha, visto que a 1.3 Manual saiu de linha.
Vale lembrar que a opção Drive S-Design 1.3 Manual também continua disponível, mas a Fiat não revelou seu preço, nem mesmo dos pacotes opcionais.
Confira a gama 2023 do sedan “italiano”:
Versão | Preço | Diferença |
1.0 Manual | R$74.790 | ——– |
Drive 1.0 Manual | R$78.490 | ——– |
Drive 1.3 Manual | R$84.490 | -R$5.900 |
Drive 1.3 CVT | R$88.790 | ——– |
Precision 1.3 CVT | R$93.490 | ——– |
Equipamentos e opcionais
Notamos que com as atualizações a versão Drive 1.3 Manual perdeu os controles de tração e estabilidade, assim como o assistente de partida em rampas. De série eles agora estão disponíveis apenas nas configurações com câmbio CVT.
Veja os principais itens de série que a Fiat destacou:
– 1.0 Manual
Ar-condicionado manual, direção elétrica progressiva, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, lanternas traseiras em LED, alarme de perímetro, volante com ajuste de altura, sensor de pressão dos pneus, pré disposição para rádio (4 alto-falantes, 2 tweeters e antena) e banco do motorista com regulagem de altura.
– Drive 1.0 Manual
Adiciona central multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional, entradas USB para os bancos traseiros, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos traseiros, faróis com lanterna em LED e rodas de aço R15 com calotas.
– Drive 1.3 Manual
Mesmos equipamentos da versão anterior, mas com motor 1.3 FireFly.
*Como opcional há o pack S-Design.
– Drive 1.3 CVT
Acrescenta controles de tração e estabilidade, piloto automático, assistente de partida em rampas e modo sport com acionamento no volante.
– Precision 1.3 CVT
Itens anteriores + rodas de liga-leve 16 polegadas, chave presencial, ar-condicionado digital, câmera de ré, faróis de neblina com luz de conversão estática, retrovisores elétricos com repetidores de seta e luzes de cortesia, volante em couro com paddle shifts, apoio de braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos e maçanetas externas cromadas.
*Essa versão possui os bancos em couro marrom como opcional.