Há alguns anos a Jeep era uma marca de pouco volume no Brasil, com um portfólio de produtos bastante enxuto e todos eles posicionados no segmento premium, onde naturalmente o número de vendas totais já é mais baixo em relação aos mais populares.
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Contudo, tudo começou a mudar com o lançamento do Renegade, um SUV compacto que chegou ao mercado brasileiro para rivalizar diretamente com o pioneiro Ford EcoSport e com o Renault Duster.
Desde então o Jeep Renegade tem sido um sucesso de vendas e por muitas vezes se posicionou como o crossover mais vendido de sua categoria, embora atualmente não ocupe a primeira colocação do ranking.
400 mil unidades
Em nosso país a Stellantis está comemorando a marca de 400 mil exemplares do Renegade vendidos somente nas concessionárias brasileiras, todas fabricadas na planta da Jeep em Goiana (PE), onde também são produzidos o Compass, o Commander e a Fiat Toro.
Além de abastecer o mercado local, a fábrica pernambucana também é responsável pela exportação do modelo para países da América Latina, como Argentina, México, Uruguai, Peru, Costa Rica, Panamá, República Dominicana, Guatemala, El Salvador, Paraguai e Colômbia.
Trajetória do Jeep Renegade no Brasil
Em solo brasileiro o modelo estreou em março de 2015, ou seja, já tem uma carreira de mais de sete anos em nosso mercado automotivo.
O Renegade ainda está em sua primeira geração, mas desde seu lançamento sofreu algumas repaginações visuais, a primeira delas em outubro de 2018 quando seu design ficou bem mais moderno que a configuração conhecida anteriormente.
Entre pequenos detalhes alterados após esse momento (como as lanternas traseiras de LED recebidas em julho de 2019), foi neste último fevereiro que o “SUV” ganhou um novo facelift, mas desta vez alterando um ponto que era bastante criticado anteriormente: a motorização.
Novidades
Junto com retoques visuais que deixaram o crossover compacto ainda mais moderno, o Grupo Stellantis tirou de linha o antigo propulsor flex aspirado 1.8 E.torQ, que rendia no máximo 139 cv e 19,2 kgfm.
Quem passou a ocupar seu lugar foi o recém-lançado motor turbo flex 1.3 T270, que alcança 185 cv de potência com torque de 27,5 kgfm, fornecendo muito mais agilidade ao Renegade, a despeito de seus 1.468 kg.
A Jeep optou por tirar de linha o 2.0 turbodiesel, que alcançava 170 cv e 35,7 kgfm. Ao menos, manteve a opção da tração integral para o modelo, agora também com o 1.3 turbo flex. Ele passa a ser acoplado ao câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 do agora antigo Renegade diesel.
Linha atual
Ainda na linha 2022, atualmente o Jeep Renegade conta com as seguintes versões de acabamento:
Jeep Renegade 2022
Versão | Preço | Com todos opcionais |
Sport 1.3 T270 AT | R$129.990 | R$137.589 |
Longitude 1.3 T270 AT | R$145.490 | R$148.923 |
Série S 1.3 T270 4×4 AT | R$169.090 | R$ 179.613 |
Trailhawk 1.3 T270 4×4 AT | R$169.090 | R$179.613 |