O Park Assist acaba sendo usado poucas vezes, mas está cada vez mais presente com o avanço da tecnologia. Confira como funciona e quais carros possuem!
O estacionamento automático, também chamado de Park Assist, funciona por meio de sensores ou câmeras instaladas no carro que auxiliam o motorista ao fazer uma baliza, com o intuito de que se estacione de forma correta, evitando choques contra objetos ou outros veículos.
Porém, se engana quem acha que o sistema de estacionamento automático substitui completamente a ação do motorista. Este é um sistema que calcula o espaço da vaga e realiza as manobras do volante, mas geralmente é preciso controlar o avanço do carro no pedal do freio e também trocar as posições da transmissão. Sem dúvidas é uma ajuda muito bem-vinda para quem sofre com a baliza!
Lançamento Do Park Assist
A tecnologia não é tão nova, já que os primeiros protótipos começaram a ser desenvolvidos ainda na década de 2000, iniciando sua comercialização em 2006 no Volkswagen Touran, uma minivan vendida na Europa.
Esse primeiro sistema logicamente era mais simples que os atuais, estacionando apenas em vagas paralelas e com pelo menos 1,40m de espaço a mais que o comprimento do carro.
A segunda geração do sistema da Volkswagen estreou em 2010, trazendo 12 sensores ultrassônicos no veículo, além de funcionar também com vagas transversais e reduzir o espaço necessário para 90cm.
A terceira e atual geração, de 2015, foi inaugurada no Passat com o nome de Park Assist 3.0, implementando a possibilidade de estacionamento automático também em vagas perpendiculares e mais uma vez reduzindo o espaço necessário, agora de 80cm.
Como o Park Assist funciona?
Por meio de câmeras ou sensores instalados ao longo do veículo, o Park Assist calcula a distância, espaço e também detecta objetos que podem acabar danificando o veículo.
A tecnologia é utilizada em algumas variações, dispondo somente de sensores ou apenas câmeras. Há também alguns carros que apostam na junção dos dois.
Vale lembrar, porém, que o sistema de estacionamento automático só está presente em carros com assistência elétrica da direção, o que elimina alguns modelos da lista.
Como usar o sistema?
Vendo tudo isso pode parecer muito difícil, mas usar o estacionamento automático é muito fácil e prático.
Assim como falamos anteriormente, o sistema de Park Assist não funciona de forma totalmente independente do motorista, por isso se deve ter atenção no momento em que estiver usando a tecnologia.
Para usar o estacionamento automático, primeiro é preciso acionar o sistema através de um botão ou pela central multimídia, a depender do carro em questão.
Com o sistema ligado, geralmente é preciso acionar a seta para o lado que o carro será estacionado. Ao passar lentamente pela vaga desejada, o sistema irá calcular o espaço disponível e informar a disponibilidade da vaga se ela for compatível com o tamanho do carro e do sistema. Lembre-se que se passar muito rápido pela vaga, os sensores podem não conseguir ler corretamente o espaço disponível.
Quando a leitura for concluída, o sistema avisa quando se deve parar e tirar as mãos do volante. Logo após, conforme será informado pelo próprio carro, você deve colocar o carro em marcha à ré e o sistema irá começar o estacionamento.
Neste momento você deve atento, pois o veículo pedirá que coloque ou tire os pés do acelerador ou freio, bem como pede que mude a posição do câmbio.
Enquanto estiver estacionando, a tecnologia utiliza efeitos sonoros para avisar quando se deve frear e mudar a marcha, bem como se o carro está perfeitamente estacionado.
Vantagens e desvantagens do estacionamento automático
Vantagens
A primeira delas é a segurança, pois esse é um sistema que te ajuda a evitar batidas ou choques na hora de estacionar, evitando também objetos que danificam o veículo.
Outra vantagem é a capacidade do sistema de calcular se o carro cabe ou não na vaga desejada, evitando que se estacione em locais muito apertados.
A terceira vantagem é que o estacionamento automático é perfeito para novos motoristas, os quais ainda estão se acostumando com a direção ou com o carro, além de ajudar motoristas que têm certa dificuldade com a baliza na hora de estacionar, principalmente em vagas que demandam mais habilidade.
A quarta vantagem está presente apenas em alguns veículos que utilizam o mesmo método para retirar o carro da vaga.
Desvantagens
Praticamente não há desvantagens, pois o sistema serve como auxílio para o condutor do veículo. Porém, é preciso saber que vagas muito apertadas não serão aceitas pelo sistema, mesmo que o carro caiba nela.
Caso esteja com pressa, talvez seja mais prático estacionar de forma manual.
O futuro do estacionamento automático
Até agora mostramos como essa tecnologia é uma grande facilidade, mas que ainda precisa do motorista para funcionar de forma apropriada. Mas, e se o carro estacionasse totalmente sozinho?
Bom, é isso que a Mercedes-Benz e a Bosch estão fazendo, um estacionamento automático totalmente autônomo.
Em parceria as duas empresas estão desenvolvendo uma tecnologia que faria com que o carro estacione totalmente sozinho, sem que o motorista precise acompanhar ou até mesmo estar dentro do veículo.
Em 2019, até mesmo autoridades do estado alemão Baden-Württemberg aprovaram o uso da tecnologia.
Já em outubro de 2020, foi divulgado que as duas empresas se juntaram com a Apcoa Parking, empresa de estacionamentos, para conseguir implementar a tecnologia no aeroporto de Stuttgart, que também fica na Alemanha.
O veículo que irá receber a tecnologia é o Mercedes-Benz Classe S, que está em desenvolvimento e pretende ser o primeiro do mundo com essa opção.
A tecnologia funciona por meio de um aplicativo de celular, onde o condutor, assim que chega ao estacionamento, pode sair do veículo e por meio do aplicativo acompanhar o carro estacionar. Assim, quando voltar, apenas precisa acionar o aplicativo novamente e o carro voltará ao motorista, de forma autônoma.
Essa é ainda uma tecnologia em desenvolvimento, portanto ainda precisa da aprovação de muitos países, mas já é um passo para o futuro.
Os carros mais baratos com Park Assist no Brasil
Veja agora, os 6 carros mais acessíveis do nosso mercado que contam com essa tecnologia!
Volkswagen T-Cross Highline
A única versão disponível com esse sistema é a de topo Highline, mas até mesmo nela o Park Assist 3.0 faz parte do pacote de opcionais Tech e Beats, que também adiciona os faróis full LED com regulagem automática do facho e sistema de som Beats. Esse opcional acrescenta R$7.780 aos R$151.090 iniciais do T-Cross Highline 1.4 250TSI Automático, totalizando R$158.870.
Chevrolet Cruze Sport6 Premier
Muitos esquecem da existência do Cruze hatch no Brasil, mas ele é o quinto carro mais barato do Brasil com essa tecnologia.
Assim como no T-Cross, somente a versão mais cara contempla esse item, mas de série nesse caso. O Cruze Sport6 Premier 1.4 Turbo Automático parte de R$157.130 atualmente.
Chevrolet Cruze Sedan Premier
Assim como em sua variação hatch, o estacionamento automático está disponível somente na opção mais cara Premier, mas que no sedan custa R$155.920.
Chevrolet Tracker Premier
O Tracker também traz o sistema tecnológico apenas na versão Premier, mas não é a mais cara pois ainda há a mesma configuração com motorização 1.2 turbo. A versão Premier 1.0 Turbo Automática parte dos R$133.220, o que o torna o terceiro colocado da lista.
Chevrolet Onix Plus Premier 2
O segundo carro mais barato do Brasil com Park Assist também é um Chevrolet! O Onix Plus 1.0 Turbo Premier 2 Automática custa R$103.520, nesta configuração que se difere da Premier “comum” por trazer alguns itens tecnológicos como o carregador de celular por indução, ar-condicionado digital e o sistema de estacionamento automático, chamado de Easy Park pela montadora americana.
Encontramos outro Chevrolet na lista, agora na posição de mais barato da lista, custando R$98.750 na configuração Premier 2 1.0 Turbo Automática, que entrega as mesmas características do Onix Plus.
Na Karvi você encontra os modelos com estacionamento automático das principais montadoras. Com apenas 3 cliques você vê as melhores ofertas perto de você!