Algumas siglas do mundo automotivo causam muita confusão. Por isso mesmo, já falamos aqui sobre as diferenças entre SUV e CUV. E também sobre algumas das principais abreviações do mundo dos carros.
Agora vamos tratar de uma confusão ainda maior, que é entre SUV e Crossover. Basicamente, até algumas marcas acabaram se entregando a generalizações, e aumentando o problema. Na verdade, há diferenças essenciais. Entenda!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Vamos começar pelo sentido literal dos termos. SUV é sigla para Sport Utility Vehicle (Veículo Utilitário Esportivo). Ao passo que crossover que dizer, literalmente, “cruzamento”. E é isso mesmo, pois ele cruza características de vários carros.
Daí os motivos para dúvidas: como o crossover traz alguns traços do SUV, alguns podem se precipitar na definição. Ou seja, concluírem que essas características bastam para fazer um crossover, quando não bastam, como fica claro adiante.
SUV: o que é e quais os exemplos?
O Veículo Utilitário Esportivo é mais derivado do “utilitário” do que do “esportivo”. Historicamente, vieram de camionetes de trabalho rural. Elas é que passaram a ser adaptadas para acolher toda a família.
Aí está uma herança importante dos atuais SUV: o DNA off-road, de tração 4×4 e afins. Em cima disso é que veio a proposta esportiva, o que altera sua estrutura dentro e fora. O design passa a ser mais agressivo e o interior mais refinado.
A proposta pode parecer uma evolução do que no Brasil é conhecido como perua (a “station wagon” americana). Ao mesmo tempo, são maiores do que os sedãs, que realmente acabaram perdendo espaço para SUVs.
Os pontos mais técnicos também ajudam a distinguir o SUV do crossover. Na prática, o que se destaca é o chassi inspirado em camionete, a pegada off-road e a tração 4×4. Sem falar que o SUV tem suspensão elevada e um espaço interno bem generoso.
Seu chassi, enfim, é de tipo longarina, ou mesmo de picape. Sua capacidade de carga e reboque é alta.
Abaixo, lista de 5 exemplos de SUV:
Definição e exemplos de crossovers
Como comentamos, o crossover é um cruzamento de vários estilos. Se o seu design tenta ser tão atraente quanto o do SUV, ele busca ser ainda mais versátil. Nesse sentido, aproxima-se da minivan. Inclusive trazendo o conforto e a maciez de um sedã.
Porém, essa escolha faz com que não seja nenhum primor em termos de off-road. Ou seja, ele se sai melhor na cidade mesmo, e sua tração quase sempre será 4×2. Em contrapartida, a vantagem disso é que ele se torna mais econômico.
Por também ter uma proposta mais jovem, o crossover às vezes é chamado de SUV compacto. O que não pode ser confundido com ser “mais esportivo”. Já que seu motor geralmente é mais acanhado e menos potente.
Seu chassi, enfim, é de tipo monobloco. E a capacidade de carga não vai muito além de um sedã, ficando bem aquém do SUV legítimo.