Aqui no blog nós já falamos sobre as tendências tecnológicas que têm transformado os carros. O que vai desde a eletrificação, passando pelos veículos 100% autônomos, até os voadores. Agora queremos aprofundar um pouco mais isso, com 5 exemplos.
Lembrando que as maiores montadoras contam até com institutos de pesquisas tecnológicas. Sempre tentando sair na frente em termos de segurança, conforto, eficiência e até alternativas mais ambientais.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1. Tesla Model X Plaid
Hoje em dia, dificilmente uma lista dessas deixaria um Tesla de lado. O Model X 2022 é ainda mais ousado do que os anteriores, que já haviam chocado o mercado. Agora, aliás, é possível fazer quase tudo no carro pelo celular.
Lembrando que ao comprar um Tesla você precisa baixar o aplicativo da marca e criar um perfil. Até porque, esses carros não têm nem chave física mais, é tudo pelo smartphone. Além de serviços, configurações e atualizações que chegarão pelo 5G.
No app você encontra um mapa do carro, com cada funcionalidade. Por exemplo, as portas tipo “asa de gaivota” podem ser acionadas por ali. Ou por um botão na carroceria. Em qualquer caso, ela tem sensores e sabe “desviar” para não bater em nada ao abrir.
O piloto automático é recomendado para estradas. Eles já reconhecem outros carros, pedestres, semáforos, placas de trânsito e até faixas de sinalização. O carro ainda oferece 1020 cv e 140 kgfm de torque. A autonomia elétrica é de 535 km, pelo ciclo WLTP.
2. BMW iX Flow
Que tal um carro que muda de cor instantaneamente? Sim, é só apertar um botão e sua lataria literalmente muda de cor. Trata-se de um SUV batizado como iX Flow, todo feito de E-Ink. Nada menos do que a tecnologia das telas de dispositivos móveis.
Como o Kindle, o Lev Neo e o Nook. Com isso, a lataria do carro vira uma espécie de display ou ecrã multimídia. Por enquanto, as cores só oscilam entre o branco e o preto, passando por tons de cinza. Mas já é suficientemente assustador, não é mesmo?
3. Lightyear One
Essa marca surge como uma startup. E, se duvidar, será uma concorrência forte para a Tesla, BYD e demais focadas em eletrificação. Depois de 6 anos de pesquisa e mais de US$ 110 milhões de aporte, ela lançou o Lightyear One.
Ele consegue atingir uma autonomia de mais de 700 km, acima do Tesla Model 3 Long Range (530 km). E o mais espantoso é que não é um elétrico de recarregar na tomada. O carro funciona por energia solar.
É isso mesmo, ele tem painéis solares de 5 m² e tecnologia de freio regenerativo. Enquanto usa uma carga cheia, ele chega a produzir 11 mil kWh de energia a bordo. O consumo de todo esse conjunto não passa de 137 Wh a cada 1,6 km, o que é bem baixo.
4. BMW iX
Agora, um que é conhecido como o carro mais tecnológico do Brasil. De fato, entre nós já começa pelo fato de que ele é o que tem a maior autonomia. São até 630 km, graças a baterias de capacidade de 111,5 kWh.
Mas a ousadia vai muito além. O SUV elétrico conta com uma grade dianteira que simplesmente se conserta sozinha. É isso que você leu. Se ela sofrer algum trincado ou machucado leve, pode se refazer por conta, graças a um revestimento de poliuretano ativo.
Continuando, a central multimídia de quase 15” tem realidade aumentada e controle por gestos. A agressividade do motor não fica atrás. São 2 propulsores elétricos que somam 523 cv e 78 kgfm. Ele faz até 200 km/h, sendo que chega aos 100 km/h em 4,6 segundos.
5. Sony Vision S-02
Outra marca que vem chocando o mercado cada vez mais. Aqui já vemos sua proposta futurista no próprio design, que impressiona no melhor sentido do termo.
Ele foi apresentado na CES 2022, primeiro como conceito apenas. Mas depois a marca prometeu que seu lançamento ocorrerá em breve. São 2 motores elétricos com potência de 268 cv. Sua conectividade 5G também promete mil e uma funcionalidades.
Entre elas, a compatibilidade com o PlayStation. Sim, você pode parear o carro com o console de sua casa, e projetar tudo em uma das 9 telas do carro. O piloto automático é nivel 2, roda em autoestrada. Mas também já há promessa de autonomia de 100%.
A carroceria pode variar, já que a marca japonesa prometeu soluções para quatro passageiros. Mas também para sete passageiros, aí como perua ou minivan.