Os tipos de blindagem são:
TIPO | PROTEÇÃO PARA | CARACTERÍSTICAS |
I | Munições leves, calibres 22 e 38 | Preço e baixo peso para o carro |
II e II-A | Munições médias, 9mm e Magnum | Cobertura completa de armas pequenas |
III-A | Submetralhadoras | Alto nível de proteção sem restrições para uso |
III | Fuzis e armamentos militares | Uso restrito |
IV | Metralhadoras de uso militar | Proibido uso para civis |
Para quem procura segurança e proteção, a compra de carros blindados é uma opção interessante. Na verdade, a procura por carros blindados cresce a cada ano no país. No mundo inteiro, o Brasil é o líder em produção e adaptação de veículos blindados.
Isso não é por acaso, obviamente. O índice de roubo de carros e assaltos à mão armada é um grande fator de preocupação para a maioria das pessoas. E por isso mesmo, a procura por carros blindados é uma alternativa para o aumento da segurança pessoal e familiar.
Com vários tipos de blindagem, os carros à prova de bala são alternativas seguras para se proteger da violência crescente. Mas o que muitos não sabem é que existem diferentes tipos de blindagem. Antes de você decidir sobre comprar um carro blindado, é importante conhecer a fundo qual é a eficácia dos diferentes tipos de blindagem.
Como é a proteção de um carro blindado?
O processo de blindagem de um veículo é complexo. O processo é iniciado, primeiramente, nos componentes da carroceria do carro, tais como acabamento interno, fiação, carpete, bancos, etc.).
Em seguida, as portas e todas as outras cavidades (como os pilares) são abertas para que vários materiais possam ser preenchidos ou soldados nesses espaços vazios.
Dependendo do tipo de blindagem as portas e pilares podem ser reforçados com placas de aço, uma combinação de náilon balístico e Kevlar (semelhante ao material em coletes à prova de balas), ou ambos.
Na carroceria do carro, é colocada a manta de aramida, que são peças inteiras de aramida, um material mais resistente que o aço, são inseridas e dão proteção ao carro sem prejudicar o design do veículo.
Se as portas ficarem muito pesadas, uma terceira dobradiça é adicionada. A parede corta-fogo e a antepara traseira também podem ser revestidas de aço, mas o piso e o teto são geralmente revestidos com tecidos balísticos.
Os pára-choques de estoque, projetados para amassar e absorver energia durante grandes impactos, podem ser reforçados para permitir que o carro blindado, por exemplo, atravesse um bloqueio improvisado sem danificar o radiador.
O objetivo da blindagem também é fazer com que o carro pareça estar inalterado, por dentro e por fora.
Outros elementos que oferecem proteção ao carro blindado
No mercado de blindagem, o vidro é conhecido como “armadura transparente”. Não é uma versão mais espessa do vidro de segurança encontrado nas janelas laterais dos carros comuns, mas sim um composto de policarbonato (um tipo de plástico) e vidro com chumbo.
Se necessário, os motores dos vidros elétricos podem ser substituídos por outros mais robustos.
Mesmo a blindagem mais leve, os carros pesados. Por isso é necessário modificar o chassi e ocasionalmente o sistema de transmissão.
A maioria dos motores modernos em carros de grande porte tem potência suficiente para suportar o peso extra, de modo que as modificações no motor acontecem apenas se especificamente solicitadas pelo cliente.
Sobre os pneus, é inserido um tipo de cinta metálica. Ela é colocada na parte interna das rodas, permitindo que o carro se desloque mesmo com os pneus atingidos por tiros. Somado a isso, tem outro tipo de cinta de borracha que também são adicionadas aos pneus dos blindados. Desta forma, o carro ainda percorre mais de 50 quilômetros depois de ser alvejado.
Você conhece os tipos de blindagem disponíveis no mercado?
Existem 6 diferentes tipos de blindagem para veículos blindados. Cada nível, desta forma, oferece um grau diferente de proteção.
- I (protege de munições mais leves, como por exemplo, os calibres 22 e 38);
- II-A e II (oferece proteção para calibres 9mm e armas do tipo magnum);
- III-A (é o tipo de blindagem mais procurado no Brasil. Oferece proteção para vários calibres, incluindo submetralhadoras);
- III (de uso restrito, protege contra fuzis e outros armamentos militares) e;
- IV (proibido para uso civil. Protege de vários calibres de metralhadoras de uso militar).
Se você gostou da proteção III e IV, sinto muito te informar: no Brasil, somente veículos militares podem usar esses tipos de blindagem.
Também é importante saber que para cada aumento de nível de blindagem, o carro terá um acréscimo de 150 a 250 quilos ao peso do veículo – o peso aproximado de dois ou três passageiros. Além disso, por causa dos vidros mais pesados, o centro de gravidade do carro é alterado.
Portanto, o resultado da maior proteção do veículo altera a dirigibilidade do carro. Por isso é importante que o condutor se adapte bem ao carro para não ter surpresas ao dirigir – principalmente na estrada.
O que você achou desses diferentes tipos de blindagem de carros?