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Classe | Tipo de incêndio combatido |
A | Combustíveis sólidos (papel, madeira, plásticos, borrachas e tecidos) |
B | Combustíveis líquidos e gases inflamáveis |
C | Provocado por equipamentos elétricos (chicotes e fiação em carros) |
D | Provocado por metais combustíveis como magnésio, titânio entre outros |
O extintor para carros deixou de ser obrigatório desde a Resolução 556/15 do Contran, que revogou a obrigatoriedade para veículos comuns, como automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
Também, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não aponta o extintor de incêndio como item obrigatório para veículos.
Mesmo assim, uma longa discussão sobre a importância do extintor veicular tem sido levada à frente por especialistas, fabricantes de extintores e condutores. Afinal, a existência deste equipamento no interior dos carros oferece maior possibilidade de segurança? Qual o melhor tipo de extintor para carros?
Falamos um pouco sobre esses e outros pontos abaixo!
Meu carro precisa de um extintor veicular?
Pela regra do Contran citada anteriormente, você não é obrigado a dirigir seu carro portando um extintor de incêndio. Na verdade, em grande parte do mundo também não existe esta obrigação. Porém, alguns países da América Latina, tais como Chile e Argentina o extintor de incêndio para carros é uma obrigação.
No contexto em que os carros possuíam carburadores ao invés de injeção eletrônica de combustível, o risco de incêndios em veículos automotores era muito maior. Com essa mudança, foi discutida se de fato a obrigatoriedade fazia sentido.
Mesmo assim, os veículos saem de fábrica com um extintor. Porém mesmo que você não seja obrigado a usá-lo, muitos especialistas recomendam seu uso em caso de acidentes.
Autoridades ligadas à Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros sinalizam que, em situação de incêndio veicular – que não é tão raro quanto parece – o uso do extintor para carros pode salvar vidas.
Lobby de fabricantes de extintores ou os especialistas sabem o que falam?
A grande discussão em relação ao uso dos extintores é se, na verdade, existe um lobby político dos fabricantes de extintores de incêndio veicular que, de certa forma, pressiona o poder público a voltar com a obrigatoriedade do uso dos extintores.
Se a indústria se viu perdida ao não ser mais obrigada a produzir extintores em larga escala, fica muito difícil afirmar se tudo isso é apenas uma questão de mercado e poder econômico.
Muitos “inimigos” da obrigatoriedade argumentam exatamente isso: só existiu obrigatoriedade por aqui justamente por causa da pressão dos fabricantes. E mais: no geral, eles argumentam que os condutores em situações de incêndio não seriam capazes de manusear corretamente o extintor, o que descartaria seu uso.
Tipos de extintores para carros
De acordo com a ABNT, a classificação do tipo de incêndio e do respectivo extintor, vai de A a D. Ou seja, para cada tipo de incêndio há uma classe diferente de extintor, conforme os exemplos abaixo:
- Classe A: É originado pela queima de materiais combustíveis sólidos que geram resíduos. Entre esses resíduos há papel, madeira, plásticos termoestáveis, borrachas, tecidos e fibras orgânicas.
- Classe B: Causado pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis. Exemplos são combustíveis, graxas e plásticos que queimam apenas em superfície e não geram resíduos.
- Classe C: Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas. Isso inclui chicotes elétricos de veículos, quadro de força, fiação, transformadores, eletrodomésticos, etc.
- Classe D: Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.
Então não vale a pena ter um extintor em seu carro?
Esta é uma questão delicada que vai da consciência de cada um. O fato de não ser obrigatório não significa que ele é dispensável. Pode ser que você precise e, ao manusear da forma correta, você pode até salvar vidas.
Desta forma, se você optar por deixar em seu veículo um extintor de incêndio, é importante que ele esteja dentro da validade estipulada pelo fabricante e, de preferência, que ele seja do tipo ABC.
Durante muitos anos, o extintor do tipo AB era o mais encontrado na maioria dos veículos no Brasil. Porém, sua eficácia no combate ao fogo causado por problemas elétricos era frágil.
Por isso que o extintor tipo ABC é o mais indicado, uma vez que ele é capaz de combater o fogo das classes A, B e C conforme vimos no tópico anterior. Exatamente por esse motivo é que os carros passaram a sair de fábrica com extintores ABC.
Diante de tudo isso, não se assuste se um dia o extintor voltar a ser obrigatório para veículos no Brasil. As discussões no Congresso Nacional “volta e meia” retornam e a possibilidade de incluir a obrigatoriedade no CTB é real.
Como o extintor é um item com preço barato – o preço médio de um bom extintor para carros é de R$50,00 – tê-lo em seu carro te custará muito pouco.
E você? Qual sua opinião? Você acha que o extintor para carros deveria ser obrigatório? Deixe seu comentário!