Existem inúmeros filmes que envolvem automóveis e neste meio é muito comum ter pessoas que são apaixonadas por cenas automotivas e notam os pequenos detalhes.
E um dos pontos que sempre comentam muito, é referente aos erros que a maior parte dos diretores e editores cometem. Vale lembrar que alguns desses erros podem ser desleixos e outros acabam sendo feitos propositalmente para enfatizar algo na cena.
Capotamento de carros
Uma das coisas que mais encontramos em cenas com carros, são os capotamentos. Torna-se impressionante o tanto que os carros capotam fácil. Um grande exemplo de capotamento em filme, é uma das cenas do 007, ao fazer um pequeno desvio no asfalto um Aston Martin DBS capota girando 7 vezes. Tal cena entrou para o livro de recordes como a capotagem com mais giros da história do cinema.
Explosões com facilidade
Outro ponto que costuma chamar atenção, são as explosões dos veículos com tanta facilidade. Para que ocorra uma grande explosão, a produção precisa utilizar diversas técnicas, como por exemplo a explosão do Eclipse em Velozes e Furiosos.
Suspensão forte para tantos saltos
Com relação aos grandes saltos que os veículos dão e seguem andando tranquilamente, tem mais efeitos por trás. Afinal, a não ser que esteja pilotando uma Ford F150 Raptor ou Ram 1500 TRX , nenhum outro carro aguenta grandes saltos e permanece intacto.
Todas as suspensões são feitas para receber e ‘guardar’ uma quantidade de impacto, porém, as cenas de salto dos filmes são surpreendentes. Com relação aos filmes de Hollywood, para que eles consigam fazer os carros saltarem utilizam alguns pontos.
Por exemplo no filme Os Gatões (2005), remake do seriado homônimo dos anos 70, cada salto do filme destruía um Dodge Charger e em alguns saltos usavam uma carroceria vazia que era arremessada pelo lançador.
Troca de marchas x Velocidade
E com relação a velocidade e a troca de marchas? Sempre ocorrem quando o motorista está perdendo colocação em uma corrida, porém, isso não tem nenhum vínculo com a velocidade. A troca de marchas no filme ‘velozes e furiosos’, por exemplo, se tornou um grande meme na internet. Pois todos os problemas eram resolvidos com o protagonista mexendo no câmbio do veículo, mas na verdade, sabemos que isso não resolve absolutamente nada.
Câmbio em Park é suficiente para o carro parar?
Os entusiastas se incomodam muito com relação a falta da utilização do freio, afinal, quando o personagem estaciona o carro, raramente usa o freio, normalmente utiliza o câmbio em P e força a caixa de marchas, pois o veículo permanece balançando devido ao câmbio não segurar tão bem o carro quanto o freio de mão.
Baterias duradouras para faróis acesos por horas
E por fim, um ponto que sempre chama atenção: Como os faróis ficam ligados por tanto tempo mesmo com o carro desligado? Sabemos que o farol consome muita bateria e possivelmente não permitirá que o veículo ligue rápido após permanecer com o farol ligado por tanto tempo.
Inclusive, é muito recomendado pelos especialistas que a partida do veículo seja sempre com o farol desligado, pois poupa o sistema elétrico.