Engana-se quem pensa que os sedãs morreram por culpa dos SUVs. Eles ainda têm seus fãs, mas talvez até mesmo alguns deles não saibam responder essa pergunta. Afinal, por que a maioria dos sedãs não têm limpadores traseiros?
A pergunta é ainda mais intrigante quando consideramos que, neste sentido sim, os SUVs não passam pelo mesmo. Nem os hatches ou as peruas (quase extintas no Brasil). Na verdade, esse assunto é bem interessante, então entenda melhor adiante!
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A aerodinâmica dos sedãs
É preciso lembrar que a aerodinâmica é o grande argumento dado pelas grandes montadoras sobre este tema. Embora os motoristas e usuários acabem alegando também outros motivos, como veremos.
Basicamente, elas vão dizer que os sedãs não precisam de limpador traseiro por duas razões. A curvatura do vidro e o fluxo de ar. Sobre o primeiro ponto, em tese a curvatura do vidro reduziria automaticamente qualquer acúmulo de água ou sujeira.
Alguns usuários, porém, vão dizer que a curvatura do vidro dificultaria a instalação. Ou então impediria uma limpeza 100%. E por isso é que as fabricantes não colocariam o item. Mas é aí que entra a questão do fluxo de ar.
A verdade é que existe um sentido no argumento das montadoras. Isso porque a força gravitacional de qualquer carro influencia diretamente em diversos pontos. Por exemplo, na economia de combustível, daí que pegar estrada com vidro aberto gaste mais.
Ou ainda, na estabilidade e até na dirigibilidade. Portanto, não é difícil imaginar o impacto disso tudo no vidro traseiro de um sedã, não é mesmo? Basicamente, o fluxo de ar gerado ali faz com que a água não se acumule.
Os 3 volumes dos sedãs
Em termos de engenharia, os sedãs são divididos em três volumes. A parte frontal, do motor. A cabine do carro, com seus assentos. A parte traseira, com o bagageiro. Para alguns, esse terceiro bloco serviria como escudo em relação ao vidro traseiro e as rodas.
Não deixa de fazer sentido. Embora, digamos novamente, não é o argumento utilizado pelas montadoras. Elas se apoiam apenas na questão da aerodinâmica mesmo. De qualquer modo, realmente a turbulência traseira é bem diferente em um sedã.
Outro argumento popular vai dizer que o terceiro bloco seria “isolado” demais, o que inviabilizaria a instalação. Contudo, vale lembrar que muitos porta-malas contam com dispositivos como abertura elétrica. Ou ainda, luzes internas.
Portanto, em termos de instalação técnica, não seria problema. Já se a intenção desse argumento é remeter ao problema do “roubo” de espaço interno do bagageiro, aí talvez. Afinal, quem compra um sedã quer todo seu espaço traseiro livre.
Além disso, podemos conceber certa dificuldade na abertura das tampas, que são diferentes de outras carrocerias? Talvez. Algumas interferências poderiam ocorrer. Contudo, vale notar que há pessoas que fazem instalação informal de limpadores em sedãs.