A Volkswagen confirmou que só irá vender carros elétricos na Noruega a partir de 2024. É o primeiro país onde a marca toma essa decisão, incentivada pelas políticas internas norueguesas. O país é um dos mais avançados no mundo no tratamento dado aos carros elétricos, tanto que o modelo mais vendido por lá é o Tesla Model Y.
Governo Federal reduz novamente IPI para carros nacionais
O Model Y é seguido de perto pelo ID.4, da própria Volkswagen, e pelo Skoda Enyaq, também do grupo VW. A Tesla perdeu participação na Noruega com a chegada de outras marcas ao segmento elétrico. O antigo líder de mercado, o Model 3, foi desbancado pelo Model Y produzido na Alemanha, bem como modelos como o BMW i4 outros modelos mais caros.
A Volkswagen também oferece o ID.5, a versão cupê do ID.4, e o ID.3, que chegou a ser o modelo mais vendido do país em 2020. O país também será um dos destinos principais da produção do ID.Buzz, a “Kombi elétrica”, que está perto de chegar às ruas. O modelo chegará à Noruega antes mesmo da Alemanha, seu país natal.
Mesmo sendo um dos principais produtores de petróleo da Europa, a Noruega está entre os países mais sustentáveis do mundo. Na última década, investiu pesado em energias renováveis e em incentivos ao uso de carros elétricos. Os modelos são isentos de impostos anuais e de proibições de circulação. Também podem andar em faixas exclusivas para táxis e ônibus nas capitais.
Em 2021, nada menos que 64,5% de todos os carros novos vendidos na Noruega foram elétricos.