A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, CET, recebeu uma autorização através da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) para realizar o projeto piloto da Faixa Azul.
O Faixa Azul permanecerá em caráter experimental por mais um ano. Atualmente temos alguns pontos que já possuem esse projeto e ele será mantido ou ampliado nos seguintes locais:
- Avenida Santos Dumont, Avenida Tiradentes e Avenida Prestes Maia, no trecho compreendido entre a Ponte das Bandeiras e a Praça da Bandeira, com extensão aproximada de 4 km;
- Avenida Rubem Berta, no trecho compreendido entre o complexo viário João Jorge Saad e a Avenida dos Bandeirantes, com extensão aproximada de 2 km
- Avenida dos Bandeirantes, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Via Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro, com extensão aproximada de 8,5 km (totalizando 17km).
De acordo com o que foi divulgado, eles possuem como objetivo implantar nesses novos trechos e aproveitá-los para incluir outras análises do projeto Faixa Azul como faixas de pedestres, túneis, cruzamentos semaforizados e algumas outras opções variáveis de trânsito rápido.
A partir do momento em que a liberação foi concedida, os técnicos da CET iniciaram os trabalhos para a implantação do projeto. Segundo o que foi informado, a CET apresentará trimestralmente à SENATRAN os relatórios com as análises e avaliações técnicas do projeto.
Tal autorização foi publicada por meio da Portaria n° 1015 no dia 05 de agosto de 2022.