Acostumados com o seguro automotivo em preços acessíveis, os donos de carros se espantaram no momento de efetuar a renovação em 2022. Além do aumento de 30% no IPVA, o seguro de carro subiu em 158% nesses oito meses de 2022.
De acordo com o que foi informado, esse percentual foi percebido com base nos carros mais vendidos do mercado brasileiro. No entanto, o que chamou a atenção é que normalmente, o seguro automotivo possui diferença de valor por faixa etária, feminino ou masculino e até mesmo localidade onde o segurado reside.
Contudo, esse aumento não foi algo pontual, atingiu os dois perfis e especificamente o veículo HB20 comandado pelo perfil feminino.
Tais reajustes foram aplicados de uma forma geral aos novos seguros e nas renovações. Segundo o que foi informado pelas seguradoras, é que devido a normalização do sinistro, foi necessário essa alteração. A qual refere-se a qualquer evento em que o segurado sofra um acidente ou prejuízo material.
Além disso, os valores dos carros novos e seminovos também se elevaram por conta do desequilíbrio entre conseguir os insumos para os zero km e até mesmo para as revendas, a compra e venda de seminovos tem sido escassa devido ao valor.
A inflação dos carros novos chegou em 20% no ano de 2021 e do mercado de usados, entre quatro e dez anos de utilização, ultrapassou a margem de 22%.
Sendo assim, as seguradoras estão justificando esse aumento da FIPE, do custo das peças e até mesmo dos sinistros para avaliar e aumentar o valor do seguro automotivo.
Uma dica que damos a vocês proprietários de carros, é pedir que seu corretor de seguro verifique com as diversas seguradoras as coberturas e valores, para que não tenha problemas futuros.