Que a eletrificação é a grande tendência do momento todo mundo sabe. Mas o Novo Hyundai Ioniq 6 conseguiu surpreender de verdade. Afinal, mais de 37 mil encomendas em menos de 24 horas não é para qualquer um, não é mesmo?
Só para ter uma ideia, o Kia EV6 2022, um SUV 100% elétrico, não passou de 21 mil reservas. Considerando os mesmos fatores de lançamento, e ambos na Coréia do Sul (país de origem das duas marcas). Abaixo, entenda melhor o lançamento da Hyundai!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Hyundai Ioniq 6: vendas e valores
Em números exatos, o que a Hyundai anunciou oficialmente foi que entraram 37.446 pedidos. Ou seja, esse é o número de interessados no Ioniq 6 100% elétrico da marca sul-coreana. Quer dizer, só no primeiro dia da chamada pré-venda.
Ou seja, de lá para cá continuam entrando pedidos. Além disso, estamos falando apenas da Coreia do Sul. Naturalmente, quando a lista for aberta para mercados europeus e americanos, os dígitos subirão e muito.
Por outro lado, precisamos notar que se trata de um recorde. Ou seja, a própria Hyundai nunca havia feito um número tão grande em um lançamento de pré-venda. Como exemplo, temos o Ioniq 5, que lá em 2021 fez 23.760, na mesma modalidade de venda.
Para o Ioniq 6, o valor das reservas é, em conversão direta, R$ 197 mil. As vendas propriamente ditas se iniciam em setembro. Nos EUA o lançamento ficará para o primeiro semestre de 2023. E nós não temos nenhuma informação sobre a vinda para o Brasil.
Hyundai Ioniq 6: baterias e motor
A apresentação oficial do Hyundai Ioniq 6 foi feita no Busan Motor Show (Salão Internacional do Automóvel de Busan). Isso foi em julho, o que já deixava claro que o sedã sul-coreano foi baseado na famosa plataforma E-GMP.
Em termos de versão de bateria, haverá duas opções. A primeira sendo 53,0 kWh e, a segunda, 77,4 kWh. Como até a aerodinâmica foi pensada para rendimento (o carro tem o porte do Azera), o retorno é alto. Trata-se de até 610 km, no padrão WLTP.
Ou seja, mais do que muitos compactos elétricos. Além disso, vale lembrar que a plataforma E-GMP traz a bandeira do carregamento rápido. De fato, o Hyundai Ioniq 6 promete poder carregar até 80% da capacidade em menos de 20 minutos.
A motorização segue na mesma linha, tendo duas opções. Na opção de entrada, fala-se em motor único 4×2 (traseira). Na opção de topo, temos um motor duplo 4×4, de até 239 kW e, de potência, 324 cv. Além disso, ele faz de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.