A polêmica de que os SUVs nem sempre entregam o que prometem já se disseminou. Verdade ou não, uma boa régua pra isso é a da altura livre do solo. Esse é, por assim dizer, um modo mais técnico de falar da altura do veículo, seja qual for sua carroceria.
Outras medidas importantes e relacionadas são as de ângulo de entrada e de saída. Também passaremos por elas para esclarecer o tema. Por fim, também é comum falar de altura livre do solo no universo off-road. Para entender melhor, é só seguir adiante!
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Altura livre do solo: por que importa?
Como vimos, a altura livre do solo é uma medida universal, seja do SUV, hatch, sedã, picape ou qualquer outro. Em todo caso, geralmente quem se preocupa com isso é porque deseja um carro mais “altinho”. Inclusive com posição mais elevada para dirigir.
Além disso, tanto essa medida quanto a dos ângulos de entrada e saída, indicam a preferência pelo off-road. Que nada mais é do que o uso “fora da estrada”, ou seja, fora do asfalto. O que realmente exige carroceria e engenharia diferenciadas.
É nesse sentido que a polêmica geralmente ocorre mais com os SUVs. Já que eles prometem esse misto entre aventura e utilitário. Mas a verdade é que não é tanto a nomenclatura. Mas sim o uso que vai provar se o carro atende ou não os requisitos.
Dito de outro modo, o veículo precisa se sair bem em algumas performances. O que pode incluir uma estrada de terra, mas também trilhas e até pontos lameiros. Sem dizer que a altura livre do solo também pode ser requerida na cidade.
Afinal, uma valeta mais aguda já pode exigir esses requisitos. Assim como certos percursos com muitas lombadas ou mesmo buracos e imperfeições. Bem como certas garagens e galpões onde o dono pode decidir estacionar seu carro.
Altura livre do solo: definições e exemplos
Para ficar ainda mais claro o que é a altura livre do solo, vamos aos termos técnicos. Também chamada de “vão livre”, ela remete à distância entre a base do assoalho do carro e o próprio chão. Isso é o que evita que ele “raspe”, por exemplo, em valas e lombadas.
Os números que complementam isso são, justamente, os ângulos já referidos acima. O ângulo de entrada, no caso, remete à dianteira do carro. Também chamado de “ângulo de ataque”, ele indica a capacidade de enfrentar obstáculos sem raspar a frente.
Na prática, é a medida que se dá entre a própria roda dianteira e o para-choque, calculada em graus. Já o ângulo de saída, como é possível deduzir, remete à traseira do carro. A solução mais famosa na categoria do SUV compacto é o Renault Duster.
Ele tem altura livre do solo de 23,7 cm. Além de ângulo de ataque de 30º, e de saída de 34,5º. Outro caso famoso é o Jeep Renegade, que registra, respectivamente: 21,6 cm, 28º e 31º.
Um exemplo de picape é a RAM 2500, com 33,4 cm de altura. Já no caso de um hatch, mesmo que seja destaque na categoria, temos uma redução drástica. É o caso do Fiat Argo Trekking, por exemplo, que marca altura de 21,0 cm.