O risco de esquecer objetos, animais ou mesmo crianças no carro trancado merece toda a atenção. Por isso, hoje existem várias tecnologias automotivas que funcionam como um sistema de alerta de objeto nos bancos traseiros. O que ajuda a evitar transtornos.
Já falamos por aqui sobre o assunto. Como quando a Toyota melhorou o alerta de criança deixada no carro. Mas agora vamos ampliar um pouco o escopo, mostrando diversas soluções que surgiram nessa área. Para ficar por dentro, basta seguir adiante!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Sistema de Alerta de Objeto nos Bancos Traseiros
Com o avançar da tecnologia automotiva, surgiram cada vez mais equipamentos, conforto e, claro, itens de segurança. Um deles é o dos sistemas de alerta de esquecimento de pertences ou pessoas nos bancos traseiros.
Basicamente, essa tecnologia pode contar com câmeras, sensores e radares. Sem falar em soluções mais recentes que já integram até mesmo ondas milimétricas e imagens em 4D. Tudo pensando no melhor sistema possível de segurança e prevenção.
Na prática, podemos dizer que há dois tipos de sistema, sendo os mais simples e os mais elaborados. Os primeiros fazem um alerta baseado no simples acesso da parte traseira do carro. Por exemplo, com base na abertura das portas de trás.
Assim, o veículo memoriza que a porta foi aberta antes da ignição, e isso basta. Quando você sair do carro, soará um alarme para fazê-lo lembrar que provavelmente você deixou algo nos bancos de trás. Pode ser um pertence ou, pior ainda, um ser vivo.
Caso não queira esse sistema, basta desativá-lo. Pode ser o caso de alguém que não tem crianças, animais, ou não costuma esquecer nada. Hoje várias montadoras o utilizam, é o “Rear Door Alert”. Ou seja, o próprio Alerta de Objetos no Banco Traseiro.
Sistema mais elaborado: imagens em 4D
Já o segundo tipo de sistema, o mais elaborado, lida com uma quantidade bem maior de tecnologia agregada. Como mencionado acima, ele pode ir de câmeras, sensores e radares até ondas milimétricas e imagens em 4D.
A precisão diferenciada dessa tecnologia permite detectar não apenas a presença de um objeto. Mas sim os detalhes da presença que estiver nos bancos traseiros. Por exemplo, a respiração e os batimentos cardíacos de um ser vivo.
Em modelos mais avançados, até mesmo a presença térmica é constatada. Ou seja, ainda que debaixo de um cobertor, uma criança ou um animal seria detectado. E, assim, o sistema de alarme de presença nos bancos traseiros já seria acionado.
Os sistemas mais completos também dão um show nesse quesito. Há várias camadas de alarme. Primeiro, alerta no painel de instrumentos, depois, envio de mensagem para o celular do motorista. Por fim, ligação direta para polícia ou bombeiros, por exemplo.