A Toyota possui ao todo, quatro fábricas localizadas no Brasil, todas elas no estado de São Paulo. A de São Bernardo Do Campo foi a primeira da marca instalada fora do Japão, inaugurada em 1962, mas que infelizmente será totalmente fechada em breve, conforme já mostramos por aqui.
A segunda fica em Indaiatuba e estreou em 1998 com a produção nacional do sedan médio Corolla. Além delas há a de Sorocaba, que iniciou suas operações em 2012, e a de Porto Feliz, que produz apenas motores.
Veja as regras para isenção de IPI e ICMS para carros PCD
Toyota em Sorocaba (SP)
A unidade da marca no interior de São Paulo completa agora 10 anos de atividade, tendo sido inaugurada em agosto de 2012. Junto com o aniversário, a Toyota comemora também o marco de 1 milhão de exemplares produzidos.
Vale lembrar que atualmente a unidade é responsável pela montagem das versões hatch e sedã do Yaris, do crossover médio Corolla Cross e também pela dos compactos Etios Hatch e Sedan, modelos que saíram de linha no Brasil em março do ano passado (2021) para dar espaço ao crossover do Corolla. O Etios continua sendo produzido por lá, mas para exportação.
Segundo informado pela Toyota, a fábrica de Sorocaba é fruto de um investimento inicial de R$ 1 bilhão, mas que já recebeu mais de R$ 3,1 bilhões ao longo desses 10 anos de operação.
Quando começou a funcionar, a capacidade de produção era definida em 74 mil veículos por ano, número que hoje aumentou para 158 mil unidades anuais, ou seja, mais que o dobro.
1 milhão de unidades
Além de atender nosso mercado automotivo local, os modelos produzidos por lá também são exportados para vários países da América Latina, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru.
Os dados da Toyota mostram ainda que das mais de 95 mil unidades produzidas até o momento neste ano (2022), cerca de 50% (pouco mais de 47 mil unidades) foram destinadas aos outros países latino-americanos.