Quem acompanha o mundo automotivo deve lembrar que em julho do ano passado (2021) a Chevrolet informou que iria trazer quatro novos modelos para o Brasil até o final do ano, realizando lançamentos mensais a partir de setembro. Tanto que só agora a marca conseguiu lançar no País a nova fase do elétrico Bolt, que chega custando R$ 329 mil.
Veja as regras para isenção de IPI e ICMS para carros PCD
O Bolt EV 2023 teve o visual repaginado e agora traz uma lista de equipamentos mais recheada.
Design
Na dianteira o modelo deixa de adotar um visual “carismático” para se tornar mais moderno e agressivo, eliminando a grade frontal onde ficava o símbolo da montadora. O para-choque também é novo e da mesma forma emprega linhas mais “esportivas”.
Com exceção das novas rodas de liga-leve, a lateral não mudou muito, agora deixando de ter o logotipo “Bolt EV” na região dianteira, o friso cromado na parte inferior das portas e a barra de teto. O detalhe cromado das maçanetas também não existe mais.
A traseira também se modernizou, com lanternas mais horizontais iluminadas totalmente em LED (interligadas por uma barra grossa em black piano), uma nova tampa no porta-malas e também um novo para-choque. Ele repete o desenho mais horizontal e abriga uma única luz de ré ao centro.
O interior, por sua vez, ficou muito mais refinado e é praticamente todo novo, como o volante, bancos, console central e até mesmo o painel renovados. Materiais macios ao toque estão bem mais presentes que antes, dando um aspecto mais sofisticado. A manopla de transmissão foi trocada por botões.
Conjunto mecânico
Totalmente elétrico como denuncia seu próprio nome, o Bolt EV continua sendo equipado com um conjunto que entrega potência máxima de 203 cv com torque instantâneo de 36,7 kgfm.
Por ser um elétrico, a transmissão é automática e conta com apenas 1 marcha. A tração é apenas dianteira.
Com bateria de 66 kWh, a Chevrolet diz que em 40 minutos de carregamento em estações super-rápidas são suficientes para preencher metade da bateria. E que em uma estação de recarga residencial oferecida pela marca, o modelo ganha 40 km de autonomia a cada 1h de carregamento.
De acordo com o ciclo europeu WLTP a autonomia é de 459 km, enquanto o ciclo americano EPA informa 416 km.
Dimensões
Dimensões | Chevrolet Bolt EV |
Comprimento | 4.165mm |
Largura | 1.765mm |
Altura | 1.610mm |
Entre-eixos | 2.600mm |
Porta-malas | 478L |
Peso | 1.616kg |
Pneus | 215/50 R17 |
Desempenho
Segundo informado oficialmente, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 7,3 s, enquanto a velocidade máxima é limitada a 146 km/h.
Não é um número final alto, mas isso é comum em carros elétricos para preservar o consumo da bateria e sua vida útil.
Equipamentos
Entre os itens de série destacados pela Chevrolet, há rodas de liga-leve 17”, piloto automático adaptativo, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema OnStar, modo de condução OnePedal, 10 airbags, câmera 360°, sistema de permanência em faixa, chave presencial com partida remota, controles de estabilidade e tração, sensores de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, frenagem automática de emergência, painel de instrumentos totalmente digital de 8”, central multimídia MyLink de 10,2” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som BOSE com subwoofer, carregador de celular por indução, bancos e volante revestidos em couro com aquecimento, sensor crepuscular, faróis e lanternas full LED, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, sensor de chuva, farol alto automático, volante multifuncional e ar-condicionado digital.
Cores
O hatchback elétrico será disponibilizado em 4 opções de pinturas externas:
- Vermelho Rubi
- Branco Summit
- Preto Ouro Negro
- Cinza Urbano.
Todas elas são oferecidas gratuitamente.
Preço e lançamento
Vendido na versão única Premier por R$ 329.000, o Bolt EV 2023 estará disponível em seu primeiro lote a partir deste mês em 78 concessionárias que estão aptas a vender e realizar manutenções no Bolt.