Ninguém ignora a importância dos pneus em um carro, não é mesmo? Mas e as siglas dos pneus: AT, HT, MT e SUV, você entende o que significam? Elas podem ser importantes por razões de conforto, economia e, claro, segurança. Entenda melhor abaixo!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Ah, vale lembrar que por aqui também já falamos sobre calibragem dos pneus e o famoso rodízio de pneus. Sem falar na questão do tamanho dos pneus e como medi-los, e na polêmica de amaciar pneus. Agora, para saber sobre as siglas, siga adiante!
Os pneus AT (All Terrain): todos os terrenos
Aqui temos os pneus “all terrain”, que, como o nome já diz, são para todos os tipos de terrenos. Em termos práticos, eles são feitos com materiais mais duráveis. Assim, suas laterais são bem reforçadas, e até seus sulcos são mais profundos.
Por outro lado, embora vá bem em asfalto e terra, ele é mais aplicado em perímetros urbanos. Mas, mesmo assim, suporta bem a terra. Deste modo, ele consegue equilibrar de maneira ideal a aplicação do motorista. É também um dos mais famosos.
Pneus MT (Mud Terrain): terrenos lamaçentos
Sabe quem roda muito mais na terra, inclusive em regiões com lama? Então, os pneus MT são ideais para esse tipo de uso. Para isso, sua resistência é típica e os sulcos também são desenhados de modo mais profundo e aderente.
Até as “paredes” dos pneus acabam sendo reforçadas, no sentido de suportar melhor impactos rurais. Naturalmente, sua tração também é específica. Claro que ele pode ir no asfalto também, mas pode acabar gastando mais, por não ter sido feito pra isso.
Pneus HT (Highway Terrain): terrenos rodoviários
Se os pneus MT não vão bem no asfalto, os HT são o extremo oposto. É isso mesmo, este modelo tem laterais e sulcos voltados para rodovias. Tanto que as laterais e os sulcos menores geram mais segurança e até mais conforto na pista certa.
O próprio ruído acaba sendo menor, justamente porque o pneu está rodando no pavimento certo para ele. Uma nota interessante é que o HT também precisa ter tecnologia contra aquaplanagem. Só que, dependendo da marca, sua aderência pode ficar a desejar.
Pneus SUV: você já viu essa sigla?
Pode parecer estranho, mas o pneu SUV tem essa sigla por causa dos carros com essa carroceria. Ou seja, o termo quer dizer “Sport Utility Vehicle”. Isto é, um “Veículo Utilitário Esportivo”. Mas aí é que está o problema.
Ao contrário desses carros, que prometem ir bem no off-road, o pneu SUV não vai. Na verdade, ele é projetado só para o aspecto esportivo dos SUVs. Então, explore-o em rodovias e você terá maior segurança, desempenho e até mais economia.