A possibilidade de você ter um carro na garagem com uma central multimídia equipada é muito grande, seja ela original de fábrica ou instalada posteriormente. Isso porque esse sistema de entretenimento está sendo cada vez mais exigido pelos consumidores nos veículos 0km, visto que até mesmo os dois modelos mais baratos do Brasil contam com esse item em quase todas as versões.
Nesta matéria, confira quais são as melhores centrais multimídias oferecidas atualmente. Vale lembrar que desconsideraremos os modelos de luxo, visando um custo-benefício um pouco melhor.
Uconnect – Grupo Stellantis
Um dos melhores sistemas de entretenimento atuais é o Uconnect, que está disponível em algumas marcas do Grupo Stellantis, como Fiat e Jeep.
A que equipa os Jeep Compass e Renegade, e a Fiat Toro, é uma das melhores, com vantagem para a central da picape, que conta com uma tela touchscreen de 10,1” posicionada verticalmente nas versões mais caras. Por mais que leve o mesmo nome, os sistemas são um pouco diferentes de acordo com cada carro, até porque os modelos são posicionados em faixas de preços e propostas diferentes.
Ela entrega conexão sem fio para o Android Auto e Apple CarPlay, além de GPS nativo, as funções mais convencionais que já são conhecidas (como Bluetooth, USB e etc) e também um sistema de conectividade inteligente (Fiat Connect Me), embora seja ofertado como opcional.
A central Uconnect também está disponível em telas de 8,4” e 7”, como a do Mobi, por exemplo, que mesmo assim continua com projeção sem fio para o Android Auto e o Apple CarPlay.
Fiat Mobi.
MyLink – Chevrolet
Todos os modelos da montadora americana podem ser equipados com a central multimídia MyLink, que estreou no Onix quando sua primeira geração foi lançada no Brasil.
Chevrolet Onix/Onix Plus.
Atualmente o sistema de entretenimento está em sua segunda geração, e mesmo que não traga diversos recursos exclusivos ou telas gigantes, ele entrega uma boa intuitividade e respostas rápidas.
Com uma tela de 8”, a central se destaca por trazer a conexão 4G através de um chip, que está disponível para alguns carros da marca em nosso país. Infelizmente o plano de internet é cobrado a parte, assim como um plano semelhante de internet para um smartphone.
Chevrolet Camaro.
A conexão sem fio para os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay também faz parte do pacote de tecnologias da central.
A Chevrolet oferece em todos os carros, o sistema concierge OnStar, mas ele não entrega recursos tão avançados e tecnológicos como o “Fiat Connect Me” que citamos anteriormente.
VW Play – Volkswagen
Há quem ainda prefira a central Discover Media que era utilizada há pouco tempo nos modelos da Volkswagen, mas fato é que a VW Play é mais moderna e conta com uma tela maior.
Com 10”, atualmente ela faz parte da gama Polo, Virtus, Nivus, T-Cross e Taos. Seu grande destaque, além do tamanho, é a grande facilidade de manuseio, com um touchscreen bastante agradável, que se soma ao fato de ser compatível com alguns aplicativos que podem ser baixados diretamente nela, a exemplo do iFood, Spotify, Waze, Estapar, Deezer e etc.
Imagem: Volkswagen Nivus.
Dessa forma, o mesmo aplicativo de navegação presente no smartphone (Waze) pode ser acessado diretamente na multimídia sem a necessidade de alguma conexão com o telefone, somente o roteamento de internet.
Entre outros recursos, há o modo manobrista (Que bloqueia o uso da central com uma senha), o armazenamento de 10GB para aplicativos e arquivos, e a conexão sem fio para os famosos aplicativos já citados nas outras centrais.
Imagem: Volkswagen Taos.
Creta – Hyundai
A central multimídia disponível atualmente nas opções mais caras do novo Hyundai Creta não conta com um nome específico, já que a montadora sul-coreana destaca apenas o “BlueLink”, seu sistema de conectividade inteligente que possui diversas funções interessantes.
Com uma tela touchscreen de 10,25”, o sistema peca apenas por não ter conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto (Somente por cabo), recursos que atualmente são importantes, até mesmo porque o modelo conta com carregador de celular por indução, que faria um belo conjunto com a projeção wireless.
Apesar disso, ela conta com GPS embarcado e diversos recursos exclusivos, possuindo também uma alta quantidade de personalização da central e um bom manuseio.
Imagem: Hyundai Creta
SYNC – Ford
A central multimídia que mais está presente nos modelos da Ford é a SYNC 3, que equipa, por exemplo, Bronco Sport, Ranger e Maverick.
Nela, que geralmente tem 8”, se destaca a rapidez dos comandos e a facilidade de manuseio, pois as outras funções já são conhecidas, a exemplo do Android Auto e Apple CarPlay (Ainda por fio), Bluetooth e etc.
Vale ressaltar que o SYNC 3 trazia GPS embarcado, mas deixou de oferecer essa comodidade, pois de acordo com a Ford, praticamente todos os consumidores preferem utilizar os aplicativos de navegação do smartphone.
Imagem: Ford Maverick.
Esse sistema pode já não ser muito tecnológico, mas ainda consegue ser muito bom. A grande questão é que a montadora também possui a central chamada de “SYNC Touch”, presente somente no Territory.
Ela é mais avançada, conta com maior personalização disponível, sistema operacional diferente e conexão sem fio para o Apple CarPlay, enquanto o Android Auto ainda exige um cabo.
No sistema de entretenimento do Territory, é possível dividir a tela de 10” em até 4 opções diferentes, mas vale lembrar que também não conta com GPS.
Ford Territory