Quem nunca sofreu com o volante “puxando” para um lado? Ou com trepidações que impactam do volante até o painel e os bancos? Isso tudo já responde para que servem, e como ficar de olho, no alinhamento e no balanceamento das rodas.
Mas saiba que esses serviços são distintos. Como muita gente ainda confunde, decidimos escrever este artigo, explicando melhor cada um. E dando dicas práticas de como ficar de olho. O que aumenta sua segurança e ainda economiza dinheiro, sabia? Entenda abaixo!
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Para que servem alinhamento e balanceamento?
Se prestarmos atenção, as rodas têm um ângulo de dois tipos. Um é em relação a si mesmas, outro em relação ao solo. O alinhamento lida justamente com esse aspecto. Na prática, ele evita que se perca o controle, por exemplo, em curvas.
Ou seja, a direção fica mais segura e até mais tranquila. Além disso, quem já ouviu falar em rodízio de pneus sabe que o alinhamento também preserva esses itens por mais tempo. Ou seja, ele impacta positivamente no seu bolso. E até mesmo no combustível.
Agora, sabe quando a direção vibra em determinadas velocidades? Aí o problema é de balanceamento. Lembrando que as trepidações podem impactar não apenas o volante, mas o carro como um todo. Incluindo painel, piso e até bancos dianteiros e traseiros.
Ou seja, o balanceamento tem uma relação direta com o conforto do motorista e dos demais. Também assim, é claro que vibrações em excesso podem ocasionar situações de risco, ou mesmo acidentes. Além de forçar outras peças e trazer prejuízo financeiro.
Alinhamento e balanceamento: como ficar de olho?
O famoso sintoma do volante “puxando” para um dos lados é o mais clássico. Isso indica necessidade de fazer o alinhamento. Desgaste excessivo dos pneus também, sobretudo quando fora do comum ou do indicado pela fabricante.
Já o sintoma do volante que vibra muito, especialmente sob alta velocidade, indica balanceamento. Mas também é possível alinhar ou balancear ao trocar os pneus. Na verdade, é aconselhável aproveitar a situação para isso mesmo.
Lembrando que, como os dois serviços têm funções bem diferentes, quando houver urgência é possível fazer só um deles. Ou seja, não é obrigatório fazer alinhamento e balanceamento juntos.
Sobre as vantagens de ambos, vai na linha do que vimos. Afinal, qualquer um dos dois fatores pode colocar sua direção em risco. Sem falar na questão do conforto do condutor e dos passageiros. Ou da economia em termos de combustível e desgaste de peças.