Quem é amante dessa categoria sabe que a Ford F-150 Lightning é a grande referência da área. Mas, de modo geral, quais são as melhores picapes elétricas do mercado? É disso que vamos falar abaixo, mostrando como Hummer, Rivian e Lordstown tentam peitá-la.
Além disso, estamos sempre falando de picapes por aqui. Como sobre a chegada da RAM Classic para brigar com picapes de topo a diesel. Ou sobre as melhores picapes de cabine dupla, e as melhores picapes até R$ 100 mil. Sobre as elétricas, veja adiante!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1) Ford F-150 Lightning
É impossível falar sobre picapes elétricas sem mencionar a F-150 Lightning, da Ford. Ela é a grande iniciativa da gigante estadunidense em marcar presença num segmento que representa o futuro que já chegou. Tudo isso na base tradicional daqueles chassis de longarinas, sabe?
Aliás, bela base, já que a Série F está entre as picapes prediletas do norte-americamno há mais de quatro décadas. Sendo que essa versão elétrica ainda pode ser escolhida na opção da bateria padrão, ou da bateria estendida. Ambas com 2 motores elétricos, 1 em cada eixo.
No primeiro caso, você terá um propulsor de até 436 cv de potência e, de torque, 107 kgfm. Sem falar numa autonomia de 370 km. No segundo caso, sobe para 563 cv e 483 kgfm. O torque é sempre o mesmo, assim como a tração 4×4.
Com isso, a F-150 Lightning vai de 0 a 100 km/h em incríveis 5 segundos. Ou seja, mesmo sendo 0% de emissão de poluentes, ela é mais rápida que toda a Série F a combustão.
2) GMC Hummer
Também não podemos ignorar as picapes da General Motors. Como é o caso da mais que famosa GMC Hummer, uma das mais estilosas da categoria. Aliás, se essa gigante do off-road já era desejo de consumo de muitos antes da eletrificação, imagine agora.
Em termos de desempenho, aliás, sobe-se um patamar em relação à Ford. Aqui são 3 motores elétricos, 1 no eixo dianteiro e 2 no traseiro. Qual o resultado dessa brincadeira? Nada menos que 1013 cv de potência e 156,9 kgfm.
Ou seja, praticamente não há obstáculos para a GMC Hummer. Na sua versão de topo de linha , podemos falar em mais do que 500 km de autonomia. O problema é que o carregamento pode demorar mais de um dia. Então, alguns fãs ainda esperam uma solução melhor nesse sentido.
3) Rivian R1T
Também uma opção norte-americana, como era de esperar, essa tem autonomia até maior que a anterior. São 600 km de independência em relação às tomadas. A Rivian R1T é tão espaçosa quanto a Ford F-150, ou quanto a Chevrolet Silverado, que ainda mencionaremos abaixo.
A opção de base vai oferecer um propulsor de 407 cv e, de torque, 57,1 kgfm. Mas isso melhora consideravelmente nas opções de topo de linha. Aí falamos em 4 motores que somam até 710 cv e 114 kgfm. A autonomia também vai de 105 kWh para 180 kWh.
Ou seja, na versão de topo você roda quase 650 km sem precisar recarregar. Ela pesa mais de 2 toneladas e meia. Ainda assim, é capaz de fazer de 0 a km/h com uma bela eficiência. Nas mais baratas, em menos de 5 segundos. Nas mais caras, em incríveis 3 segundos.
4) Chevrolet Silverado EV
Aqui chegamos a outro sucesso da GM, que na verdade foi a primeira picape 100% elétrica da marca. Principal concorrente da F-150 Lightning, a Chevrolet Silverado EV veio para aquecer a categoria. Inclusive, prometendo autonomia de 643 km, uma óbvia alfinetada na concorrência.
Aliás, as versões RST e WT falam em 350 kW com carregamento “ultrarrápido”. Na base de cargas de 10 minutos que preencheriam, por exemplo, o suficiente para rodar 160 km. Para ostentar a tecnologia, ela traz 10 tomadas a bordo, que permitem carregar itens de 10,2 kW ou mesmo outro carro.
As versões de base falam em propulsor de até 510 cv e 85 kgfm de torque. Já as opções de topo trabalham até 673 cv de potência e, de torque, 107,8 kgfm. Neste segundo caso, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 4,5 segundos.
5) Lordstown Endurance
Nome não tão conhecido no Brasil, aqui temos outra afronta clara à F-150 Lightning. No caso, a Lordstown Endurance não esconde seus objetivos, e nos EUA oferece até vantagens fiscais em relação à Ford. Bem como valor de manutenção que promete ser menor.
Ela também vem para peitar a Nikola Badger e a Tesla Cybertruck. Para isso, traz 4 motores elétricos capazes de fazer até 600 cv de potência. E absurdos 275,5 kgfm de torque. A recarga de 10h é interessante. Mas, comparativamente, a autonomia é de apenas 400 km.
Lista das melhores picapes elétricas [2022]
- Ford F-150 Lightning
- GMC Hummer
- Rivian R1T
- Chevrolet Silverado EV
- Lordstown Endurance