O sistema de suspensão é um dos elementos mais importantes de um carro. Por isso, ao falar em amortecedor e mola, você sabe quais são as funções desses itens e quando exatamente revisá-los?
Lembrando que não é uma questão de conforto apenas, mas também de segurança e até de economia. Já falamos por aqui sobre os custos gerais de manutenção de um carro. E até sobre os selos Inmetro nas peças. Agora, sobre a suspensão, basta seguir adiante!
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Amortecedor e mola: funcionamento do sistema de suspensão
Quando o assunto é dirigibilidade, segurança e, claro, conforto, o sistema de suspensão do carro é algo fundamental. De fato, o papel principal desse sistema é garantir a boa relação do veículo com as superfícies que ele enfrenta.
Para isso, os amortecedores e molas trabalham diretamente na ação das rodas. Isso garante o contato delas com o solo, bem como a assertividade de cada movimentação feita. E, claro, a relação interna entre as várias peças do sistema de suspensão como um todo.
O próprio amortecedor faz isso de modo bem dinâmico. Seu funcionamento é por meio do princípio hidráulico, com seu fluido trafegando de uma câmara a outra. Na prática, ele chega a fechar e abrir 2600 vezes num arco de apenas 1 km.
Já as molas têm um funcionamento mais óbvio. Elas absorvem os desníveis e imperfeições (naturais ou não) do solo. Assim, para ilustrar, numa lombada elas tendem a “fechar”. E em um buraco, tendem a “abrir”.
Deste modo, o amortecedor preserva a relação interna entre as peças do sistema. E as molas preservam a relação externa, já com o meio em que o carro trafega. Ambas, juntas, preservam desde seu sistema até as rodas, pneus e afins, trazendo economia.
Quando revisar o sistema de suspensão?
Há vários indícios de que o sistema de suspensão do seu carro está com problemas. Muitos deles são perceptíveis na prática mesmo, durante a direção no dia a dia. Como no caso do surgimento de barulhos ou vazamentos.
No primeiro caso, saiba que ruídos e rangidos não são normais. Eles podem vir do amortecedor, o que indicaria defeito, já que essa peça é hidráulica. E portanto deveria ser silenciosa. No caso de vazamentos, é só ver se o carro deixa aquela mancha no chão.
Nas curvas e freadas também pode haver indícios. A falta de estabilidade na curva é um grande alerta, então fique de olho nisso também. Assim como demoras ao frear podem indicar amortecedores já cansados.
Por fim, solavancos em excesso após lombadas ou quebra-molas também prefiguram problema. Ou mesmo quando a oscilação ocorre em solo plano, o que é ainda pior. Assim como as famosas batidas “secas” ao passar por um buraco.