Você sabe o que significa SUV? A categoria dominou o mercado e hoje, para vender bem, praticamente todo carro tem que ter ao menos algum traço de SUV. O termo vem do inglês “Sport Utility Vehicle“, ou veículo utilitário esportivo.
E o que é um veículo utilitário?
O termo “utilitário” é utilizado especificamente para se referir a um veículo que tem a capacidade de transportar pessoas e cargas simultaneamente.
Ainda está difícil de entender? Um dos maiores exemplos que temos de um verdadeiro utilitário é a tão famosa Volkswagen Kombi, isso porque ela conseguia fornecer uma versatilidade muito grande, sendo capaz de carregar cargas e pessoas ao mesmo tempo.
Além de furgões e vans, outros modelos conhecidos como utilitários são as picapes, pois transportam pessoas com conforto e mesmo assim ainda oferecem a possibilidade do transporte de cargas na caçamba.
E os SUVs?
É nítido para qualquer um que os veículos designados como SUVs estão fazendo um tremendo sucesso nos últimos anos, principalmente por conta de suas características visuais, passando a impressão de alta robustez e espaço (atributos que muitas vezes não estão presentes).
A sigla “SUV” na verdade foi criada após o lançamento do Chevrolet Suburban, em 1933. O modelo trazia uma grande novidade ao mercado: ele era derivado de uma picape, mas ao invés de uma caçamba na traseira, trazia uma carroceria fechada, com assentos no interior.
O termo em si tem significado difuso. Há até quem difa que o nome “SUV” veio de “SubUrban Vehicle”. O termo “suburban”, que também nomeava a perua Chevrolet, também foi usado para designar os primeiros carros familiares americanos. Só depois a marca conseguiu os direitos sobre o nome para seu utilitário grande.
Contudo, posteriormente os norte-americanos (origem do próprio Suburban) alteraram seu significado para “Sport Utility Vehicle”, ou seja: “veículo utilitário esportivo”.
Com isso, podemos considerar que os SUVs são “picapes fechadas”, e por isso também possuem a capacidade de transportar cargas e pessoas ao mesmo tempo. No Brasil, dois grandes exemplos de verdadeiros SUVs são o Chevrolet Trailblazer (derivado da picape S10) e o Toyota SW4 (derivado da picape Hilux).
Entretanto, os SUVs viraram moda, e por conta disso começaram a surgir modelos que estão muito longe de realmente serem utilitários. Isso porque geralmente são derivados de modelos compactos ou médios, entregando uma proposta majoritariamente urbana e sem o uso adequado para o transporte de cargas grandes ou pesadas.