Se quando novo o Etios já figurava como uma boa opção de compacto (hatch e sedã), entre os usados o pequeno Toyota mantém as boas qualidades por valores ainda mais competitivos. O Etios já pode ser encontrado por valores abaixo dos R$ 40 mil para as primeiras unidades de 2013.
Veja as melhores ofertas de Etios certificados na Karvi
Mesmo com vários anos de mercado, a Toyota sempre manteve a linha do Etios enxuta. O hatch tinha opção de motor 1.3 de 98 cv ou um 1.5 com 107 cv.
O sedã teve apenas o motor mais forte por toda a sua existência. Ambos tiveram a produção encerrada em 2021 para o mercado brasileiro. Em 2016, a Toyota fez a única modificação no modelo, que ganhou câmbio automático de quatro marchas e um novo manual de seis velocidades. Também ganhou pequenas mudanças visuais e painel digital em todas as versões.
E estas são justamente as melhores unidades do Etios para procurar entre os usados. O câmbio automático caiu como uma luva no compacto, que manteve as ótimas qualidades dinâmicas e ganhou em conforto.
Mesmo com câmbio manual, os Etios pós-2016 têm seis marchas, que aproveitam melhor a força dos dois motores. Curiosamente, a configuração hatch 1.3 automática surpreende sendo uma das melhores da gama, mesmo sendo uma das mais simples.
Sedã espaçoso
Quem precisa de mais espaço, será atendido tranquilamente pelo sedã, com seus quase 580 litros de porta-malas.
O acabamento é simples, mas durável, e dificilmente as peças do interior vão se soltar ou mudar de cor com o tempo.
O conjunto mecânico também é robusto e econômico, independentemente da versão. Um Etios não dará dor de cabeça aos donos por muito tempo se receber o mínimo de cuidado.
Em 2020, todas as versões receberam ESP de série, deixando o modelo mais atualizado. No entanto, o compacto nunca teve airbags laterais, embora tenha conseguido quatro estrelas no teste de colisão do Latin NCAP.