Hoje em dia os veículos evoluíram muito, e já são capazes de auxiliar incrivelmente seus condutores. De fato, os truques e tecnologias que ajudam o motorista menos habilidoso são bem interessantes. Siga adiante para conhecê-los melhor!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Antes de tudo, pise na embreagem
Bem, falando em auxílio aos motoristas menos antenados ou com menos prática, vamos começar, literalmente, do começo. Na hora de ligar o carro, existe um risco muito comum que é o de fazer isso com alguma marcha engatada.
Se você for um desses esquecidos, considere que os carros mais novos evitam isso. Sim, mesmo sendo com caixa de transmissão manual, ele conta com um sistema que auxilia você. Assim, o carro só liga se você pisar na embreagem, seja lá como o câmbio estiver.
Nada de sobrecarregar o motor
Pronto, agora que você já está em movimento, pode surgir outro desafio. No caso, quando o câmbio é manual não é incomum a pessoa não saber quando exatamente mudar de marcha. A sinalização tradicional para isso era a do conta-giros, da rotação do motor.
Se a faixa vermelha fosse atingida, era sinal de que a potência e o torque estavam no máximo. Ou seja, era preciso passar a marcha, pois você estaria apenas forçando a máquina e, claro, gastando combustível à toa. Além de comprometer várias peças.
Hoje existem sistemas que fazem a gestão desse processo automaticamente. Ou seja, caso sua aceleração já tenha ultrapassado o indicado para aquela marcha, ela não vai forçar nada. Basicamente, pisar a mais não interfere na potência, o que ajuda e muito.
Manter-se na faixa: vai uma ajudinha?
Outro passo que pode ajudar o motorista menos habilidoso: manter a direção e a condução do carro numa linha impecável. Claro que isso não implica “andar em linha reta” literalmente. Afinal, mesmo as auto estradas têm curvas e inclinações constantes de grau.
Aí é que vem a tecnologia do assistente de condução em faixa. Ele auxilia o condutor no sentido de impedir que ele dê as famosas “comidas de faixa”. O sistema de câmeras ou sensores ainda emite alertas sonoros para deixar claro que você cometeu um erro.
Atenção ao desembarcar do carro
Pronto, agora você chegou ao seu destino, e precisa desembarcar com segurança. Pois saiba que pessoas abrindo a porta do motorista com tudo e causando acidentes é algo quase rotineiro. Para evitar isso, há um truque simples e um complexo.
No primeiro caso, as montadoras têm adicionado uma luz vermelha na parte de dentro das portas. Elas ficam visíveis quando as portas estão abertas. Assim, mesmo que você abra a porta desatento, é menos provável que um motociclista acerte sua porta.
A outra tecnologia é mais complexa, e também lida com câmeras e sensores. Ela acusa a presença de veículos próximos, emitindo um alerta para que você não abra a porta. Algumas já conseguem travar a porta neste caso, até o risco passar.