Sentir-se saudável e disposto ao volante é mais do que questão de conforto. No fundo, isso pode ter tudo a ver com sua segurança e a de eventuais passageiros. Portanto, é melhor prevenir do que remediar, como diz o velho ditado.
Por isso, decidimos escrever sobre as 5 melhores dicas para você dirigir com conforto e ainda cuidar da saúde. O assunto vai desde postura e alongamento, até atender recalls sempre que necessário. Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1. Postura pessoal e alongamento
Primeiramente, o cuidado com sua saúde enquanto motorista é algo que começa antes de você entrar no carro. Por exemplo, é super aconselhável fazer alongamentos toda manhã. Para começar, você vai evitar dores e problemas como bursite, tendinite e tenossinovite.
Pescoço, braços e pernas merecem toda atenção do mundo. Você também ganha no sentido de se sentir mais disposto e, claro, menos estressado. Além disso, a sua postura enquanto dirige é fundamental, embora poucos prestem atenção nisso.
Aqui não falamos apenas de dores e rompimentos, como no caso muscular. Até mesmo uma hérnia de disco pode surgir por má postura enquanto estamos sentados. O ideal é acomodar-se de modo ereto, esticando as pernas e braços com folga, sem esforço excessivo.
2. Regulando os itens automotivos
Acima falamos sobre postura correta ao dirigir. Isso inclui ficar ereto e manter braços e pernas com folga, para os movimentos não serem excessivos. Obviamente, isso depende dos ajustes devidos em termos de regulagem dos itens e dispositivos do carro.
O foco aqui recai sobre o banco e o volante. Seja qual for o tipo de regulagem do carro, sempre deixe o banco na posição mais confortável e correta. Ou seja, de modo que braços e pernas fiquem folgados, sem esticar demais. O volante exige o mesmo.
Por fim, considere os espelhos retrovisores também. Lembre-se: as dores musculares não resolvidas podem se tornar dores neurais, que são bem piores. No caso, se sentir fisgadas, formigamentos, choques musculares e queimação excessiva, procure um médico.
3. Atenção ao ar-condicionado
Não há dúvidas de que esse dispositivo pode ajudar e muito. Sobretudo quando moramos em regiões mais quentes e com tráfego mais intenso. Contudo, nem sempre consideramos que o ar-condicionado também pede cuidados, e impacta nossa saúde.
No caso, se você não fizer as devidas manutenções, é certo que depois de um tempo você terá problemas. Isso porque o filtro de ar estará comprometido, e com ele a purificação do ar e o controle de partículas nocivas. Já falamos mais sobre isto aqui: cuidados com seu ar condicionado.
4. Vai passar muito tempo ao volante?
Outro ponto fundamental quando o assunto é conforto, disposição e segurança é este. De fato, as jornadas que você passa na direção de terminam muito da sua conduta. Quem dirige 20 minutos até o trabalho é uma coisa, mas e quem trabalha o dia todo na rua?
Ou então, mesmo que você não trabalhe o dia todo, mas passe mais de 45 minutos ao volante. No caso, isso já muda tudo. Afinal, o indicado é fazer uma pausa quando bater esse número, para ficar de pé e circular um pouco. Assim você descansa o corpo e a mente.
No caso de uma viagem, vale o mesmo, então não fique mais de 1 hora dirigindo direto. Hoje em dia, em que vivemos a era dos aplicativos, isso vale ainda mais para motoristas dessa área. Mas também para vendedores, técnicos e afins.
5. De olho nos recalls
Por fim, queremos dar uma dica de ouro que realmente muitos ignoram. Trata-se de ficar de olho nas chamadas de recall, que podem ocorrer a qualquer momento. Antes a comunicação era mais focada na televisão, e era mais fácil.
Hoje a mídia é mais pulverizada, então o indicado é você mesmo consultar se não existem chamadas em aberto. O modo mais fácil é entrar no site da fabricante e cadastrar-se para newsletters, por exemplo.