Quem já dirige há mais tempo certamente já ouviu falar nessa peça do carro. Mas nem por isso sabe tudo sobre ela. Por isso, decidimos falar melhor da junta do cabeçote. Bem como sua importância, as prevenções de defeito e, claro, o conserto quando necessário.
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Junta do cabeçote: o que é e como funciona
A junta de cabeçote age entre o motor e o próprio cabeçote, como já diz o nome. Seu papel é bem simples: vedar a ligação entre as duas partes. Ou seja, evitar o vazamento de líquidos e da própria combustão. O que já mostra sua importância.
Evidentemente, se ela atuar mal e começar a ocorrer vazamento, haverá consequências. Para ser mais específico, ela veda um circuito que se comunica de vários modos com o conjunto mecânico. Primeiro, agindo em relação às câmaras de combustão.
Segundo, na vedação de parte dos circuitos de refrigeração líquida do motor. Isso inclui a passagem de água e de óleo lubrificante. Por fim, vedação da passagem de misturas gasosas. O que também mostra como a junta do cabeçote é versátil em sua atuação mais básica dentro da engenharia automotiva.
Naturalmente, para impedir o vazamento ou penetração dos líquidos e gases, a junta não pode estar quebrada. Nem “queimada”, como costuma dizer quem é da área. Lembrando que ela é altamente resistente, podendo durar tanto quanto o motor. Mas isso não pode significar negligência ou falta de revisões e checagens constantes.
Junta do cabeçote: detectando e evitando defeitos
Claro que em si mesma a junta de cabeçote exige conhecimento técnico para ser manipulada. Contudo, os efeitos que seu mau funcionamento desencadeia no carro são algo que qualquer um pode constatar.
O maior caso de todos é o do super aquecimento. Até porque, ele se dá no motor e existe uma luz no painel que indica isso. Então, se o alerta ocorrer com frequência e sem razão aparente, pode muito bem ser problema na junta do cabeçote.
Mas só há motivos para preocupação quando a luz acende muito, ou quando você troca muito o líquido de arrefecimento? Não, na verdade há outros indícios que também ajudam, e não obrigam você a esperar por alertas tão evidentes.
O vazamento de água no cilindro é outro sinal, que também pede mais cuidado. O mesmo vale para fumaça em excesso saindo do escapamento. Até porque, essa fumaça é, na verdade, vapor que sai da combustão sendo queimada de modo inadequado.
Lembrando que há testes que podem prever o pior, mas só um mecânico de segurança pode operá-los. Caso você siga forçando a barra, é possível que tenha de chegar ao ponto de fazer a retífica do motor.
Quando só trocar a junta do cabeçote antes já poderia ter sido suficiente. Daí que todo cuidado seja pouco quando o assunto é a junta do cabeçote.