Todo mundo que gosta de carros já ouviu falar desse elemento automotivo, de um modo ou de outro. Mas será que você sabe quando surgiu o chassi veicular e qual a sua importância? Ela passa por questões de engenharia, mas também de segurança. Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Chassi veicular: origem e funções
O chassi veicular nada mais é do que uma estrutura de suporte, geralmente feita de aço ou outros materiais rígidos. Pouca gente sabe, mas Carl Benz, dono de algumas das primeiras patentes do mundo automotivo, já falava do chassi. Sim, é o fundador da Mercedes-Benz.
Na verdade, ele tinha uma visão do chassi como formando uma unidade com o motor. Esses pontos eram consideravelmente detalhistas em seus projetos, o que até hoje impressiona. Hoje em dia, carros, caminhões, karts e até motocicletas contam com carrocerias montadas sobre chassis.
Claro que também existem os monoblocos, montados sobre a própria carroceria. Mas não é o mais convencional. Além disso, o velho Benz também teve ótima intuição, pois ainda hoje há componentes anexados ao chassi. Como o próprio motor, além de versões com caixa de transmissão, sistema de freios e outros.
Quando falamos do aspecto de segurança do chassi, chegamos ao fato de que no Brasil a palavra tem dois sentidos. No caso, muita gente diz “chassi” referindo-se ao NIV. Ele nada mais é do que o Número de Identificação do Veículo, detalhado abaixo.
Chassi veicular: atualidade e importância
Como vimos acima, no Brasil também dizemos chassi para nos referir ao Número de Identificação do Veículo (NIV). Esse número é um composto alfanumérico que conta com 17 caracteres de identificação de automotores em geral.
Assim, estamos falando de uma espécie de DNA do veículo. Além de tornar cada carro único, ele permite puxar seu histórico de modo mais seguro. Assim, o dono fica assegurado perante o Detran e até perante a Polícia.
É graças ao chassi ou NIV que você consegue saber se um carro semi-novo foi batido, antes de comprá-lo. Ou mesmo se não existe nada de ilegal ou adulterado nele. Além disso, ele tem a função de registrar o ano, o modelo, a origem e os demais detalhes daquele veículo.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi essencial para o cenário legal do chassi. Foi a Norma Brasileira 6066/2009 que regulou essa função legal do NIV, por meio da resolução 4030.
Pelo Art. 114 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), hoje a numeração precisa ser registrada também nos vidros do veículo. Por fim, pensando nisso algumas montadoras vão além e imprimem ela também noutras partes. Como no teto (abaixo do forro), no para-lama e afins.