Isso já aconteceu com quase todo mundo, e muitas vezes pode causar confusão. Afinal, o que fazer quando a ventoinha do radiador do carro não desliga? Para responder isso, primeiro precisamos entender seu papel e outros pontos importantes. Confira!
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Ventoinha do radiador não desliga: sempre é defeito?
Mesmo quem não estudou engenharia mecânica deve imaginar que um motor a combustão esquenta muito, certo? Aliás, basta lembrarmos que parte do processo inclui, literalmente, pequenas “explosões”. O motor a combustão é um motor a “explosão”.
Como isso causaria um superaquecimento terrível em pouco tempo, é preciso resfriar o conjunto mecânico. O que a ventoinha faz, no caso, é justamente ajudar a resfriar o radiador. O que por sua vez impede que o motor entre no tal superaquecimento mencionado.
Assim, de cara já fica claro que não seria totalmente anormal ou inaceitável ela continuar girando após desligar o carro. Ou seja, nem sempre isso indica necessariamente um defeito.
Os especialistas dizem que isso pode ocorrer, às vezes, por até 10 minutos após você desligar o motor. No entanto, caso passe desse tempo, ou caso isso aconteça muitas vezes, então é hora de ficar de olho.
Ventoinha do radiador não desliga: cuidados a tomar
Precisamos citar outra função da ventoinha do radiador, que vai além de resfriar. No caso, ela está ligada ao trabalho do alternador. Cuja função é gerar a energia que fica armazenada na própria bateria do carro.
Assim, quando ela não desliga, vários problemas podem ocorrer. Alguns pensam que ela só tem a função de resfriar o radiador. O que não indicaria nada mais do que um incômodo caso ela não desligasse. Mas as coisas realmente não são assim.
Além disso, por conta dessa relação com o alternador, a causa do problema pode ser diversa. Uma delas é em certos componentes eletrônicos, que podem estar transferindo carga indevidamente para ela.
Outra origem do problema pode ser no sensor de temperatura. Afinal, se a leitura do sistema de arrefecimento não funciona, como o carro poderia “saber” que o motor já esfriou? Naturalmente, se isso vai mal, a ventoinha pode trabalhar em excesso.
Duas dicas de ouro podem ajudar aqui. A primeira é fazer uma análise mais detida para ver se ela realmente está ligada. Para isso, é preciso abrir o capô, primeiro com o carro ligado, para você entender melhor o barulho que ela faz.
Depois será mais fácil ver se ela realmente disparou, mesmo com o motor desligado. Outra dica é a do teste do sensor de temperatura, que costuma ficar no termostato do veículo.
Quem já sabe do que se trata, basta desconectar os fios desse mesmo sensor e depois tocá-los juntamente. Já quem não entende muito, deve recorrer a um mecânico, com certeza. Isso pode evitar muita dor de cabeça no futuro.