É sempre bom entender melhor as peças que compõem nosso carro. Mas e o para-lama, você já sabe um pouco sobre esse item fundamental? A maioria de nós tem apenas uma noção vaga, por isso achamos melhor explicar mais a esse respeito. Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Para-lama: o que é e para que serve
Em português não é difícil entender a função de um item chamado “para-lama”. Sobretudo quando já sabemos que se trata de uma parte da engenharia de um veículo. Afinal, o que ele faz é, justamente, conter a lama que os pneus espalham para todo lado.
Naturalmente, ele faz mais sentido para os motoristas que gostam de se aventurar em contextos off-road. Isto é, em situações fora da estrada, em regiões de campo e de terra. Porém, mesmo dentro da cidade a lama pode se tornar um desafio. Especialmente em dias de chuva.
Aliás, aqui vem a primeira grande observação sobre o para-lama, que é o fato de que sua função vai além do nome. Ou seja, essa parte do carro não contém apenas lama, mas também água de chuva. Além de sujeiras e diversos elementos que possam surgir.
Afinal, as ruas podem conter uma quantidade significativa de detritos que ofereçam risco para o carro. Isso vai desde lama e poças de água, até pedras e líquidos ou respingos de todo tipo. Lembrando que a tração da roda poderia impulsionar um elemento estranho contra o próprio automóvel.
Isso poderia fazer com que o corpo estranho sujasse, riscasse ou mesmo quebrasse algo pertencente ao carro. Sem falar no risco dos objetos indesejados se dirigirem contra o vidro. O que, indo além de quebrá-los, poderia oferecer risco aos motoristas e passageiros.
Para-lama: instalação e cuidados a tomar
Por ter essa relação direta com a própria ação das rodas, o para-lama se estende da extremidade das portas até os faróis. Ou seja, ele abrange justamente esse campo em que itens “atirados” pelo pneu poderiam se voltar contra o carro. Ou contra seus ocupantes.
Dada a aplicação e instalação do item, ele é bem específico. Ou seja, existem os para-lamas da frente (direita e esquerda), e os traseiros (também dos dois lados). Essa informação pode ser útil, por exemplo, na hora de trocar ou reparar uma dessas peças.
De fato, nem sempre vai ser preciso mexer no conjunto. Isso porque às vezes pode surgir uma demanda específica em apenas um deles. Vale lembrar que, com o tempo, os para-lamas se tornaram uma peça popular, que hoje muitos personalizam.
Isso com o interesse deliberado de destacá-la e deixá-la mais bonita, com customizações. Também existe o para-barro, que é uma parte complementar. Seu papel é aproximar-se ainda mais dos pneus, fechando o campo de fuga dos detritos impulsionados.