O motor veicular é incrível, mas também exige alguns cuidados. Por ser um dos sistemas mais importantes de qualquer automóvel, existem vários modos de repará-lo. É o caso da retífica do motor. Veja aqui o que ela é, como evitar e os cuidados devidos.
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Também já falamos por aqui sobre 5 dicas para aumentar a vida útil do motor do carro. Sobre como lavar o motor do carro da maneira correta. E até sobre o defeito do motor que desliga com o carro em movimento. Agora, sobre a retífica do motor, siga adiante!
Retífica do motor: o que é e quais os tipos?
A retificação ou retífica do motor é algo relativamente normal no mundo automotivo. Claro que quando ela ocorre por mau uso, não é nada agradável. Porém, é preciso dizer que, no fundo, o desgaste das peças é algo inevitável, embora possa ser retardado.
Tudo depende do tempo de existência do motor, e da frequência de uso do veículo. O fato é que as peças e partes do conjunto mecânico passam por atrito natural. Isso ocasiona folgas e imperfeições no sistema, o que pode roubar potência e gastar mais. Isto é, mais combustível, mais óleo e afins.
É aí que entra em cena a retífica do motor, que nada mais é do que um reparo ou melhoria. Os ajustes vêm justamente para resgatar a condição original do conjunto mecânico. Para tanto, quase sempre é preciso extrair e abrir o motor inteiro.
Na verdade, algumas peças serão reparadas, outras trocadas. Também por isso, existe a retífica parcial e a completa. No primeiro caso, é feita apenas uma das duas partes que seguem abaixo:
- Parte inferior do conjunto: bloco, bielas, pistões, virabrequim e camisas;
- Parte superior do conjunto: bloco, guias, sedes e comando de válvulas.
No segundo caso, da retífica completa, são feitas sempre as duas partes. Os sinais que podem indicar a necessidade da retificação são vários.
Sobretudo alto consumo de combustível e/ou de óleo. Ruídos no motor, fumaça branca, aquecimento prematuro. Além de perda de força em aclives e subidas em geral, e até dificuldade para dar partida.
Retífica do motor: como evitar e cuidados a tomar
Como vimos, se o desgaste natural é inevitável, isso não significa que seja impossível retardá-lo. Para começar, todo motor exige alguns cuidados básicos, como atenção à qualidade do combustível utilizado. Assim como as trocas de óleo e o nível em que ele se encontra.
Também é bom evitar o uso exagerado do acelerador e da embreagem, pois tudo isso pode impactar diretamente no propulsor. Outros detalhes como verificar eventuais quebras de correias dentadas, rolamentos, mangueiras e afins.
Quando está confirmada a necessidade de retífica, já não há o que fazer. Geralmente, antes o profissional ainda vai mensurar as dimensões do propulsor, para poder iniciar a retífica. O diâmetro do cilindro, por exemplo, é importante para definir isso.
Após uma retificação feita, é fundamental fazer um test drive e verificar se tudo ficou em ordem. Isso vai desde o estado geral do motor, até voltar novamente a atenção para os pontos citados acima. Como eventuais fumaças, troca de óleos e afins.