Para você, o que significa comprar um carro com melhor custo-benefício? Esta resposta não é simples, mas em linhas gerais, o custo-benefício pode ser “medido” por aquilo que o carro entrega em relação ao seu preço.
Existem veículos que o valor investido compensa simplesmente porque eles possuem tudo aquilo que o cliente necessita, seja em relação ao consumo, conforto, design, segurança, conjunto mecânico, enfim, o bom custo-benefício é o que traz satisfação extrema para o dono do carro.
Mas afinal, quais são os 10 carros com melhor custo-benefício? Se você quer saber, acompanhe comigo!
Resumo
Modelo | Segmento | Diferencial | Preço |
Fiat Toro | Picape Intermediária. | Conforto e equipamentos | R$127.890 à R$200.890. |
Jeep Commander | SUV Médio 7 Lugares. | Motores e equipamentos. | R$205.990 à R$287.990. |
Chevrolet Onix | Hatch Compacto. | Equipamentos e consumo. | R$70.330 à R$98.750. |
Fiat Pulse | SUV Compacto. | Motores e equipamentos. | R$79.990 à R$115.990. |
CAOA Chery Arrizo 6 | Sedan Médio. | Equipamentos e acabamento. | R$125.990 à R$137.990. |
Hyundai HB20 | Hatch Compacto. | Conforto e equipamentos. | R$65.690 à R$97.290. |
Peugeot 208 | Hatch Compacto. | Equipamentos e acabamento. | R$70.790 à R$96.990. |
Chevrolet S10 | Picape Média. | Tecnologia e motorização. | R$179.690 à R$280.390. |
Hyundai Creta | SUV Compacto. | Equipamentos e acabamento. | R$100.490 à R$157.490. |
Ford Ranger | Picape Média. | Motorização e equipamentos. | R$199.750 à R$299.650. |
Fiat Toro – Veja ofertas
Talvez seja estranho encontrar modelos caros por aqui, mas independentemente da faixa de preço, sempre há uma relação de custo-benefício, e ela é boa na picape da Fiat.
Suas principais vantagens são a ampla lista de equipamentos desde a versão de entrada e o conforto presente ao mesmo tempo que entrega a versatilidade de uma picape. Motorização também é um ponto forte, e essas qualidades são muito boas considerando o seu preço.
A Fiat Toro se destaca por ser a única nesse segmento, já que a picape que mais se aproxima dessa proposta é a Renault Duster Oroch, que possui um projeto bem diferente. A montadora italiana foca no público urbano que de vez em quando necessita de uma caçamba ou de uma tração 4×4 para enfrentar obstáculos off-road medianos.
Sendo o “meio do caminho” entre as compactas (Como Strada e Saveiro) e as médias (Como Hilux e Ranger), ela se tornou a camionete mais vendida no Brasil entre todos os segmentos.
Conjunto Mecânico
Como dissemos, aqui nós podemos encontrar pontos favoráveis para a picape italiana, porém o motor inicial da gama não é indicado, já que proporciona um consumo muito alto e um desempenho muito baixo. Com exceção dele, os outros 2 possuem boas características.
O 1.8 E.torQ Evo equipa somente a versão de entrada Endurance. Ele rende até 139cv de potência e 19,3 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 6 marchas.
O segundo é o novo motor 1.3 T270, que recebe esse nome por causa do turbo e do torque de 270 newton-metros, o equivalente a 27,5 kgfm. A potência máxima é de 185cv e o câmbio utilizado é sempre automático de também 6 velocidades.
Por último mas não menos importante, a Toro é equipada com o 2.0 TD350, motor diesel que alcança os 170cv e os 35,7 kgfm.
O câmbio neste caso é o automático de 9 velocidades.
Versões e Preços
O melhor custo-benefício se concentra nas versões Freedom e Volcano, já que as mais caras Ranch e Ultra trazem apenas alguns itens a mais, geralmente estéticos.
– Endurance 1.8 AT: R$127.890.
– Endurance 1.3 T270 AT: R$132.990.
– Freedom 1.3 T270 AT: R$144.190.
– Volcano 1.3 T270 AT: R$158.290.
– Endurance 2.0 TD350 4×4 AT: R$166.490.
– Freedom 2.0 TD3504x4 AT: R$177.690.
– Volcano 2.0 TD350 4×4 AT: R$191.790.
– Ranch 2.0 TD350 4×4 AT: R$198.890.
– Ultra 2.0 TD350 4×4 AT: R$200.890.
Freedom 1.3 T270 AT6.
Volcano 1.3 T270 AT6.
Jeep Commander – Veja ofertas
Recém lançado, o Jeep Commander começou a fazer sucesso até mesmo em sua pré-venda, e o principal motivo disso é o custo-benefício. Com ótimo espaço interno, ótimos equipamentos e boa motorização, não tinha o que dar errado!
Ele é baseado no irmão menor Compass, que também é um modelo vitorioso para a Jeep. A diferença fica no design, embora lembre o Compass, e no entre-eixos maior, além de alguns equipamentos a mais e uma melhoria na sofisticação interna e externa.
Com 7 lugares em todas as versões seu preço é muito bom, sobretudo nas versões flex que são um pouco mais caras que o rival CAOA Chery Tiggo 8 e mais baratas que outros concorrentes como Volkswagen Tiguan Allspace, Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer.
Conjunto Mecânico
Assim como a Toro flex, o motor utilizado nas primeiras versões do Commander é o 1.3 T270 de 185cv e 27,5 kgfm.
O câmbio é automático de 6 marchas.
O 2.0 diesel também é o mesmo, mas com calibração diferente no SUV, atingindo torque de 38,7 kgfm, e por isso é chamado de TD380.
O câmbio é o mesmo automático de 9 velocidades.
Versões e Preços
O custo-benefício é bom em todas as alternativas, mas principalmente nas versões 1.3 turboflex.
– Limited 1.3 T270 AT: R$205.990.
– Overland 1.3 T270 AT: R$227.990.
– Limited 2.0 TD380 4×4 AT: R$265.990.
– Overland 2.0 TD380 4×4 AT: R$287.990.
Limited 2.0 TD380 4×4 AT9.
Overland 2.0 TD380 4×4 AT9.
Chevrolet Onix – Veja ofertas
Temos aqui outro fenômeno de vendas, e isso mostra como o trabalho feito pela montadora para entregar justamente o que o consumidor precisa, é muito importante! Mais barato que praticamente todos os rivais e entregando mais que eles na maioria das vezes, o Chevrolet Onix ganha destaque pela lista de itens de série e pelo ótimo consumo de combustível.
Na versão mais cara, por exemplo, há sistema de estacionamento automático (Park Assist), carregador de celular por indução, sensor de ponto cego, multimídia com wi-fi nativo, ar-condicionado digital e etc.
Desempenho pode não ser uma prioridade do compacto da Chevrolet mesmo na versão turbo, mas em contrapartida seu consumo é muito bom, figurando entre os melhores do Brasil ao desconsiderarmos os carros híbridos.
Conjunto Mecânico
Nas opções mais acessíveis a motorização é 1.0 aspirada de até 82cv e 10,6 kgfm, trabalhando juntamente com o câmbio manual de 5 marchas.
A segunda opção de propulsor entrega o 1.0 turbo de 116cv e 16,8 kgfm, que pode estar associado à transmissão automática ou manual, ambas com 6 velocidades.
Versões e Preços
A configuração que mais se destaca é a mais cara pela quantidade de itens tecnológicos, mas todas elas possuem boa relação entre preço e entrega.
– 1.0 Manual: R$70.330.
– LT 1.0 Manual: R$72.790.
– LT 1.0 Turbo Manual: R$78.960.
– LTZ 1.0 Turbo Manual: R$83.020.
– LT 1.0 Turbo AT: R$85.360.
– LTZ 1.0 Turbo AT: R$89.320.
– RS 1.0 Turbo AT: R$90.430.
– Premier 1.0 Turbo AT: R$94.890.
– Premier 2 1.0 Turbo AT: R$98.750.
RS 1.0 Turbo AT6.
Premier 2 1.0 Turbo AT6.
Fiat Pulse – Veja ofertas
O Pulse também é um lançamento recente, e assim como o “parente” Jeep Commander, vem fazendo sucesso desde sua pré-venda. O motivo para isso?! Alta quantidade de equipamentos, bom consumo de combustível, bom design, bom desempenho e bom preço.
Pagar R$115.990 na versão de topo soa um absurdo, e é impossível negar isso, mas perto de outros rivais da mesma categoria o seu preço é bom, ainda mais quando levamos em consideração os itens exclusivos como a comutação automática do farol alto.
Baseado no hatch Argo, o principal ponto negativo é o porta-malas pequeno, mas quem não necessita de muito espaço não deve se preocupar com essa questão.
Conjunto Mecânico
Primeiramente ele utiliza o propulsor 1.3 FireFly, de até 107cv e 13,7 kgfm. Ele é acoplado ao câmbio manual de 5 marchas ou CVT de 7 velocidade simuladas.
Vale lembrar que esse motor rendia 109cv e 14,2 kgfm, mas precisou passar por alterações para atender às novas normas de emissões que entrarão em vigor no ano que vem.
Desde a versão mais simples ele também pode ser equipado com o novíssimo 1.0 T200, turboflex de até 130cv e 20,4 kgfm (Como sugere o próprio nome). Nesta opção de propulsor somente o CVT está disponível.
Versões e Preços
Todas as versões ofertam bastante coisa pelo valor cobrado.
– Drive 1.3 Manual: R$79.990.
– Drive 1.3 CVT: R$89.990.
– Drive 1.0 T200 CVT: R$98.990.
– Audace 1.0 T200 CVT: R$107.990.
– Impetus 1.0 T200 CVT: R$115.990.
Audace 1.0 T200 CVT.
Impetus 1.0 T200 CVT.
CAOA Chery Arrizo 6 – Veja ofertas
O sedan médio da CAOA Chery foca no custo-benefício, igualmente os outros modelos da montadora chinesa-brasileira.
Há pouco tempo a marca lançou no Brasil o Arrizo 6 Pro, que traz atualizações visuais e adição de itens, mas o sedan “convencional” ainda está disponível por um preço mais baixo. Ambos possuem um design um pouco ousado, fugindo do tradicional oferecido pelos concorrentes.
Como foi dito anteriormente, onde ele mais se sobressai é na lista de equipamentos de série e também no acabamento primoroso e com boa sensação de refinamento.
Versões e Preços
Vendido em apenas duas versões, seu custo-benefício é bom em qualquer uma delas, mas especialmente na mais barata que continua com uma ótima gama de itens.
– GSX 1.5 Turbo CVT: R$125.990.
– Pro 1.5 Turbo CVT: R$137.990.
Conjunto Mecânico
A transmissão é sempre CVT com simulação de 9 velocidades, enquanto o motor oferecido é um 1.5 turbo de até 150cv e 21,4 kgfm.
Embora seja turbo, o ponto negativo é que seu consumo e desempenho não são tão agradáveis como deveriam.
GSX 1.5 Turbo CVT.
Pro 1.5 Turbo CVT.
GSX 1.5 Turbo CVT.
Hyundai HB20 – Veja ofertas
Concorrente do Onix, o HB20 leva vantagem na relação de custo-benefício da configuração de entrada. A opção mais barata Sense entrega uma dirigibilidade muito confortável e agradável, mas também possuindo uma lista de equipamentos interessante, principalmente no quesito segurança.
Há itens como 4 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, rádio com Bluetooth e volante multifuncional.
As alternativas com preço mais elevado ficam devendo alguns equipamentos, a exemplo do ar-condicionado digital e do DRL, mas possuem itens inéditos na categoria, como frenagem automática de emergência e aviso de saída de faixa.
O acabamento interno utiliza bastante plástico duro, mas traz um refinamento visual maior que o principal rival.
Há quem goste, mas é fato que o design exterior é um ponto controverso.
Conjunto Mecânico
O primeiro conjunto engloba o motor 1.0 aspirado de 80cv e 10,2 kgfm, que trabalha ao lado da caixa manual de 5 marchas.
O segundo powertrain traz a motorização 1.0 TGDI, turbo de 120cv e 17,5 kgfm, podendo ser equipado com câmbio de 6 marchas manual ou automático.
Versões e Preços
As configurações intermediárias também são legais, mas as de topo acabam sendo um pouco caras para a lista de equipamentos.
– Sense 1.0 Manual: R$65.690.
– Vision 1.0 Manual: R$68.790.
– Evolution 1.0 Manual: R$72.890.
– Platinum 1.0 TGDI Manual: R$83.790.
– Platinum 1.0 TGDI AT: R$89.790.
– Platinum Plus 1.0 TGDI AT: R$97.290.
Sense 1.0 Manual.
Platinum Plus 1.0 TGDI AT6.
Peugeot 208 – Veja ofertas
O 208 pertence à mesma categoria do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20, mas consegue ser superior aos dois nos quesitos acabamento e lista de equipamentos. Jogando contra podemos citar o espaço interno limitado e a motorização sempre aspirada.
O conceito Peugeot i-Cockpit equipa o modelo com um volante pequeno e um painel de instrumentos com visualização por cima do arco da direção. Isso é algo exclusivo em vários segmentos que a marca francesa participa, o que proporciona um interior único e refinado. Some esse conceito ao acabamento digno de uma categoria superior e tenha como resultado o melhor da categoria nestes aspectos.
Entre os itens de série da versão de topo podemos destacar os faróis full LED, painel de instrumentos digital em 3D, frenagem autônoma de emergência, comutação automática do farol alto, leitura de placas de trânsito, sensor de fadiga, sistema de permanência em faixa, 6 airbags e teto panorâmico.
Conjunto Mecânico
Infelizmente somente o 1.6 aspirado está disponível, e apesar de ele não ser ruim, não traz o desempenho e o prazer ao dirigir que um motor turbo entrega. Já o seu consumo é positivo.
A potência máxima é de 118cv, com torque de 15,5 kgfm.
A transmissão pode ser manual de 5 velocidades ou automática de 6.
Versões e Preços
Todas elas entregam um conjunto bom, inclusive no acabamento. Entretanto, o melhor custo-benefício está na mais cara que oferece diversas tecnologias semiautônomas.
– Like Essencial 1.6 Manual: R$70.790.
– Like 1.6 Manual: R$72.990.
– Active 1.6 AT: R$82.990.
– Allure 1.6 AT: R$88.990.
– Griffe 1.6 AT: R$96.990.
Griffe 1.6 AT.
Griffe 1.6 AT.
Chevrolet S10 – Veja ofertas
O segmento de picapes médias fica cada vez mais concorrido, e mesmo assim a Chevrolet S10 sempre se mantém no segundo lugar em vendas, perdendo apenas para a líder Toyota Hilux. A americana consegue essa proeza por conta da relação de custo benefício, pois enquanto algumas picapes já encostam nos 310 mil reais, seu valor máximo é de 280 mil. Também é a única a contar com versão flex após a descontinuação da Hilux 2.7.
Seu ponto mais forte é a conectividade que só ela oferece, como central multimídia com wi-fi nativo e sistema de concierge OnStar. Fora isso a camionete é muito boa em diversos outros pontos importantes, por mais que talvez não seja a melhor em algo específico. Em quesitos como desempenho, capacidade off-road, segurança, tecnologia, acabamento e equipamentos, ela se garante frente às concorrentes.
É justamente isso de trazer um pouco de tudo que faz da S10 um veículo com ótimo custo-benefício!
Conjunto Mecânico
A única configuração abaixo dos 200 mil reais é a Advantage, com motor 2.5 flex de 206cv e 27,3 kgfm, trazendo câmbio manual de 6 marchas. Ele ainda pode receber o câmbio automático com o mesmo número de marchas.
A segunda alternativa é equipar a picape com o 2.8 turbodiesel de 200cv e 51 kgfm, que pode trabalhar com a transmissão manual ou automática de 6 marchas.
Versões e Preços
Na versão de entrada flex a S10 possui um bom preço, deixando-a próxima da Fiat Toro, mas que lá já é a diesel neste valor. As opções LTZ e Z71 se destacam pela relação entre o valor cobrado e a entrega do carro.
– Advantage 2.5 Manual: R$179.690.
– LS Cabine Simples 2.8 Diesel 4×4 Manual: R$218.990.
– LS 2.8 Diesel 4×4 Manual: R$221.490.
– LTZ 2.5 4×4 AT: R$224.490.
– LT 2.8 Diesel 4×4 AT: R$248.990.
– Z71 2.8 Diesel 4×4 AT: R$260.490.
– LTZ 2.8 Diesel 4×4 AT: R$270.990.
– High Country 2.8 Diesel 4×4 AT: R$280.390.
LTZ 2.8 Diesel 4×4 AT6.
High Country 2.8 Diesel 4×4 AT6.
Hyundai Creta – Veja ofertas
Não podemos negar que o design utilizado na última geração do Creta é muito polêmico, o que pode ser considerado como ponto negativo por alguns. Entretanto, apesar do alto preço ele entrega bastante por isso, principalmente nas duas configurações de topo.
Com acabamento visualmente impecável, segurança, tecnologia, espaço interno e motores melhores, a nova geração do modelo corrigiu praticamente todos os problemas da linha anterior, que segue a venda em versão única como opção mais barata da gama Creta.
Entre os itens mais tecnológicos estão presentes: câmera 360°, sensor de ponto cego com câmeras embaixo dos retrovisores, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de fadiga, farol alto com comutação automática e piloto automático adaptativo (ACC).
Conjunto Mecânico
O antigo motor 1.6 Gamma acabava proporcionando um consumo de combustível muito alto para o Creta, mesmo sem entregar bom desempenho. Na última atualização esse problema foi corrigido com a chegada do 1.0 turbo, com melhor desempenho e consumo de combustível mais baixo.
Já o 2.0 aspirado trazia um desempenho interessante, mas também bebendo muito etanol ou gasolina. Após retrabalhar essa motorização, a Hyundai diz que ela ganhou 1cv de potência e ficou 8% mais eficiente, o que é comprovado nos números de consumo que melhoraram bastante.
A versão de entrada, ainda na geração antiga, continua utilizando o 1.6 aspirado de até 130cv e 16,5 kgfm, com o câmbio automático de 6 velocidades.
O 1.0 TGDI é o mesmo do HB20 e HB20S, rendendo até 120cv e 17,5 kgfm, sempre aliado à transmissão automática no caso do crossover compacto.
O melhor desempenho é entregue pelo 2.0 que foi rebatizado de SmartStream. Agora são 167cv e 20,6 kgfm, também com um câmbio automático de 6 velocidades.
Versões e Preços
Por conta do preço mais baixo, o Creta Action (Antiga geração) ainda é uma opção interessante, mas as grandes novidades que fizeram o modelo subir de nível estão presentes somente na nova geração.
– Action 1.6 AT: R$100.490.
– Comfort 1.0 TGDI AT: R$112.990.
– Limited 1.0 TGDI AT: R$126.490.
– Platinum 1.0 TGDI AT: R$141.990.
– Ultimate 2.0 SmartStream AT: R$157.490.
Platinum 1.0 TGDI AT6.
Ultimate 2.0 SmartStream AT6.
Ford Ranger – Veja ofertas
Assim como a rival Chevrolet S10, a Ranger possui boa relação entre o custo e o benefício entregue, mas no caso da Ford ele está concentrado em algumas versões mais específicas, pois a de topo, ainda que muito bem equipada e com ótimo conjunto em geral, encosta nos 300 mil reais.
Estamos falando das alternativas Black e Storm, ambas a diesel. A primeira traz visual todo escurecido, como sugere o próprio nome. O lado negativo é que a única pintura disponível é a preta, o que torna impossível a combinação dos elementos escurecidos com uma pintura branca ou azul, por exemplo.
Mas, essa versão custa quase o mesmo ou menos que outras rivais nas versões de entrada que são focadas no uso para trabalho, ou em modelos com motorização flex.
Já a Storm entrega o motor mais potente e tração nas quatro rodas, aliado ao visual externo aventureiro e os pneus com proposta mais off-road. Ela é realmente bem mais cara que a Black, mas ainda tem um bom preço frente às rivais.
Conjunto Mecânico
A Ford oferta atualmente duas opções de motores, não mais oferecendo o conjunto flex.
A motorização é sempre a diesel, mas pode ser 2.2 ou 3.2. O primeiro entrega 160cv e 39,3 kgfm, enquanto o segundo possui 200cv e 47,9 kgfm. Primeiramente há o câmbio manual, mas outras versões possuem o automático. Os dois possuem 6 marchas.
Versões e Preços
Apesar do preço mais alto que muitos concorrentes, a versão Limited também oferta ótimos atributos, como equipamentos semi-autônomos, painel de instrumentos com duas telas digitais e capacidade de submersão de 80cm, a maior da categoria!
– XL Cabine Simples 2.2 Diesel 4×4 Manual: R$199.590.
– XLS 2.2 Diesel AT: R$200.190.
– XL 2.2 Diesel 4×4 Manual: R$209.290.
– Black 2.2 Diesel AT: R$210.290.
– XLS 2.2 Diesel 4×4 AT: R$239.590.
– Storm 3.2 Diesel 4×4 AT: R$241.790.
– XLT 3.2 Diesel 4×4 AT: R$275.090.
– Limited 3.2 Diesel 4×4 AT: R$299.490.
Black 2.2 Diesel AT6.
Limited 3.2 Diesel 4×4 AT6.