Comprar um carro 0km é uma tarefa muito complicada para muitos consumidores brasileiros, principalmente em tempos onde os preços estão elevados. Além disso, é preciso se atentar a manutenção de cada modelo, pois ela pode acabar sendo “pesada” financeiramente.
Como a maioria já sabe, as montadoras possuem um plano de revisões que é realizado nas concessionárias durante o tempo de garantia do modelo, geralmente cada uma realizada a cada 10.000 km ou 1 ano.
Pensando nisso, separamos os modelos zero quilômetro que contam com um baixo custo de manutenção. Consideramos os valores oficiais divulgados pelas montadoras para as 6 primeiras revisões do modelo, ou seja, os primeiros 60.000 km.
Vale lembrar que os números divulgados não incluem manutenções de emergência, pois esse fator é extremamente variável. Consideramos apenas as manutenções preventivas, que são realizadas a cada revisão.
Selecionamos 6 modelos e os organizamos de forma decrescente, ou seja, começaremos pelo mais caro dessa lista e depois o mais barato.
Vamos lá!
Renault Kwid
O Renault Kwid é o carro mais barato do País, partindo de R$ 62.990 na configuração Zen 1.0 Manual.
Suas revisões eram mais baratas quando havia a versão de entrada Life, que era extremamente básica e não tinha nem mesmo ar-condicionado ou direção hidráulica. Porém, com a extinção dessa configuração de entrada e o refinamento que o modelo recebeu, agora suas 6 primeiras revisões, com intervalo de 10.000 km, custam um total de R$ 3.840,13.
O subcompacto utiliza um motor 1.0 flex aspirado de até 71 cv e 10 kgfm, com transmissão manual de 5 marchas.
Veja cada revisão:
- 10.000 km: R$ 451,70.
- 20.000 km: R$ 511,21.
- 30.000 km: R$ 511,21.
- 40.000 km: R$ 862,34.
- 50.000 km: R$ 570,72.
- 60.000 km: R$ 821,61.
Fiat Argo
O Argo já até teve as revisões mais baratas que as do Kwid, mas os recentes reajustes deixaram o compacto da Fiat ligeiramente mais caro de manter a longo prazo.
O motor que equipa o Argo atualmente é o 1.0 flex aspirado de até 77 cv e 10,9 kgfm, aliado ao câmbio manual de 5 velocidades.
O modelo parte dos R$ 75.690 na versão chamada apenas de 1.0 Manual.
Com intervalos de 10.000 km para cada revisão periódica, o total das 6 primeiras manutenções programadas é de R$ 4.128,00, veja:
- 10.000km: R$ 432.
- 20.000km: R$ 604.
- 30.000km: R$ 444.
- 40.000km: R$ 1.388.
- 50.000km: R$ 472.
- 60.000km: R$ 788
Hyundai HB20
O hatch compacto da Hyundai é outro modelo com um baixo custo de manutenção, seja nas primeiras revisões ou nos reparos gerais que acabam sendo necessários com o passar do tempo.
Para realizar as primeiras 6 revisões de seu modelo mais vendido, a Hyundai cobra um total de R$ 3.717,05, todas realizadas com o mesmo intervalo de 10.000 km.
Partindo de R$ 79.790 na versão Sense 1.0 Manual, o modelo pode ser equipado em duas opções diferentes de motorização, porém, a mais em conta é a 1.0 flex aspirada, que rende até 80 cv e 10,2 kgfm. A transmissão é manual de 5 velocidades.
Veja o valor de cada revisão:
- 10.000km: R$ 312,83.
- 20.000km: R$ 615,67.
- 30.000km: R$ 620,52.
- 40.000km: R$ 795,09.
- 50.000km: R$ 586,33.
- 60.000km: R$ 786,61.
Nissan Kicks
Mesmo sendo mais caro que todos os outros que mencionamos até o momento, as 6 primeiras revisões do Kicks totalizam o segundo menor valor dessa lista, de R$ 4.005,00.
O conjunto mecânico é exatamente o mesmo do Versa para todas as versões do crossover compacto, ou seja, é o motor 1.6 flex aspirado que move o modelo, em conjunto com a transmissão CVT de 6 marchas simuladas.
Com valor inicial de R$ 110.990 na versão Active 1.6 CVT, esses são os valores das primeiras revisões periódicas:
- 10.000km: R$ 540.
- 20.000km: R$ 795.
- 30.000km: R$ 540.
- 40.000km: R$ 795.
- 50.000km: R$ 540.
- 60.000km: R$ 795.
Volkswagen Virtus Highline
O modelo mais caro da lista é também o que tem o menor custo no total das 6 primeiras revisões, e esse fato tem uma explicação bastante simples: a Volkswagen oferece gratuitamente as 3 primeiras revisões periódicas para alguns modelos, e o Virtus Highline se encaixa nessa lista.
O conjunto mecânico é o mais eficiente dessa lista, composto pelo motor 1.0 200 TSI (turbo flex) de até 128 cv e 20,4 kgfm, aliado à transmissão automática de 6 velocidades.
Somente as duas versões mais caras possuem as primeiras manutenções de série, e a mais acessível é a Highline 1.0 200 TSI Automática, que parte dos R$ 130.130.
Com um total de apenas R$ 2.896,78, a montadora cobra os seguintes valores até os 60.000 km:
- 10.000km: gratuita
- 20.000km: gratuita
- 30.000km: gratuita
- 40.000km: R$ 1.381,86.
- 50.000km: R$ 712,46.
- 60.000km: R$ 802,46.