Todos sabemos que os acidentes veiculares mais graves são uma tragédia. Mas até hoje ninguém tinha falado sobre arrancá-los do mapa, não é mesmo?! Pois bem, a Mercedes-Benz quer zerar acidentes com carros da sua marca até 2050.
A pauta dos acidentes veiculares é tão importante que já falamos dela várias vezes aqui. Por exemplo, sobre rodovias inteligentes que evitarão acidentes. Além de truques e tecnologias que ajudam o motorista menos habilidoso. E até como se proteger de acidentes.
Mercedes-Benz Vision Zero: origem da meta
A Mercedes-Benz Group AG, cujo chefe de segurança é Paul Dick, tem uma frente chamada Vision Zero. Seus esforços vão desde desenvolvimento tecnológico e inovação. Até estudos de acidentes veiculares das últimas 5 décadas.
Com base nisso, cada vez mais a marca alemã vem falando em reduzir os índices de acidentes envolvendo um Mercedes-Benz. Na verdade, agora a meta é simplesmente reduzir a zero esse número, pouco a pouco.
Oficialmente, ela noticiou que até 2030 a ideia é reduzir 50% os acidentes graves. Que são aqueles que envolvem óbitos ou ferimentos pesados. Então, dali para 2050, a meta será reduzir a zero, o que obviamente tem algumas condicionais.
A primeira delas é que não é possível fazer isso de modo 100% exaustivo. O passo que se dá dentro da engenharia do carro será dado, trazendo o máximo de tecnologia. Mas sempre haverá fatores como outros veículos circulando na mesma via.
Mercedes-Benz Vision Zero: funcionamento
Como vimos, serão dois passos de avanço do projeto Vision Zero, da Mercedes-Benz Group AG. O primeiro se ampara em uma direção altamente automatizada. Ou seja, estamos falando de carros cada vez mais autônomos.
Atualmente um carro de topo da Mercedes-Benz oferece cerca de 40 sistemas de segurança nesse sentido. Eles ajudam a prevenir eventuais acidentes, ou pelo menos reduzir lesões de colisões inevitáveis. Os 3 sistemas mais conhecidos são:
- A frenagem autônoma de emergência;
- A assistência de direção do condutor;
- O Pre-Safe Sound (tecnologia original).
O último item foi lançado em 2016. O que ele faz é emitir tons sonoros alguns milissegundos antes da ocorrência de um impacto inevitável. Qual o lado positivo disso? Evita que o condutor venha a perder a audição após algum trauma físico grave.
O segundo passo do Vision Zero olha mais para fora do que para dentro do carro. Aí é que entra a pesquisa que tem por base os últimos 50 anos de estatísticas. No caso, é um estudo que cruza as variáveis de mais de 5 mil acidentes ocorridos.
O subsídio que isso trará é o de identificar locais e situações de risco em cada canto do mundo. Um trabalho exaustivo, sem dúvida, mas que já tem até nome. É o Mercedes-Benz Road Safety Dashboard, essa espécie de “GPS de acidentes”.