A Toro surgiu em 2016 com um toque de desconfiança. Conseguiria a Fiat replicar o sucesso da Strada? Existem compradores para uma picape grande, com arquitetura monobloco e voltada para o cliente urbano?
As vendas nos primeiros meses mostraram que havia pessoas com esse desejo, muitas delas. Havia opções de motor 1.8 Flex com até 139 cv e 2.0 Turbodiesel de 170 cv. Em seguida surgiu a configuração motor 2.4 flex de 186 cv.
Em 2021 a Fiat aposentou o 1.8 flex e equipou a picape com motor 1.3 Turbo Flex com 185 cavalos.
- Segurança
Em 2018, a Fiat Toro conquistou 4 Estrelas no teste de colisão do Latin NCAP. Na ocasião a picape estava equipada só com 2 airbags frontais, obrigatórios. O veículo perdeu pontos na colisão lateral, onde o peito dos ocupantes recebeu uma proteção marginal.
Hoje a Toro sai de fábrica de série com 6 airbags (e pode ser equipada com 7 airbags nas versões mais caras). Conta ainda com controle de estabilidade, controle de tração e pode vir equipada alerta de faixa, frenagem automática e farol automático, nas versões topo de linha.
- Acessórios/equipamentos
De série, a versão Endurance conta com painel digital de 7 polegadas, monitor de pressão de pneus, central multimídia de 7”, volante com comandos de áudio, ar-condicionado, vidros elétricos, direção elétrica, sensor de estacionamento, rodas de liga leve 16” e câmbio automático de 6 marchas.
Além disso, as demais versões da Toro (Freedom, Volcano, Ranch e Ultra) tem opções de banco de couro, carregador por indução, rodas de 18 polegadas, chave keyless, sistema de segurança ADAS, estribos laterais, capota rígida para caçamba, central multimídia na vertical com 10 polegadas e outros.
- Espaço interno / Caçamba
A caçamba tem 937 litros de capacidade, mas é preciso lembrar que as capotas marítimas não garantem 100% de vedação. Dessa maneira, poeira e água da chuva podem eventualmente sujar a bagagem.
Dentro da cabine a Toro tenta entregar a experiência de SUV. Mesmo assim, o espaço traseiro não é tão generoso quanto um veículo normal. Pessoas mais altas também podem se incomodar com espaço para a cabeça.
- Desempenho
No lançamento, a Fiat Toro agradou bastante com a opção de motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e câmbio automático de 9 marchas. No entanto, a configuração 1.8 flex sempre penou com desempenho baixo e consumo de combustível acima do esperado.
Com configuração 1.3 turbo a Toro faz 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, o que é bem melhor do que a Toro 1.8. A configuração turbodiesel tem torque de 35,7 kgfm e a capacidade de carga de 1.010 kg. Portanto, se o plano é rodar com a Toro carregada, a versão diesel é a ideal.
- Custos de manutenção
As primeiras 6 revisões da Fiat Toro 1.3 turbo somadas custam R$ 5.220, então é preciso levar isso em consideração. No caso da picape com motor diesel o valor das 6 primeiras revisões sobe para R$ 9.292
- Custo-benefício
Se a caçamba for utilizada com frequência, mas o cliente rodar principalmente em asfalto, a Fiat Toro pode ser uma boa opção. A combinação de tecnologia, qualidades de SUV e a versatilidade de uma picape são uma vantagem da Toro. No mercado a concorrente direta é a Renault Oroch. Em 2023 a Chevrolet Montana volta ao mercado com proposta parecida à da Toro.
No mercado de seminovos existem opções da Fiat Toro a partir de R$ 90 mil com o motor 1.8. Com propulsor 2.0 turbo diesel os preços partem em média de R$ 134 mil.
Prós:
- Conforto melhor que picapes médias
- Direção elétrica
- Rede de concessionárias ampla
- Versatilidade da caçamba com tampa bipartida
- Versão diesel com 4×4
Contras:
- Desempenho do 1.8 nas versões seminovas
- Espaço no banco traseiro
- Vedação da caçamba
- Visibilidade traseira
- Manobras em espaços apertados