Quando o assunto é o cores automotivas, alguns preferem as neutras, outros as mais chamativas. Mas limpeza e aparência também são importantes. Daí a pergunta, carro branco ou preto: qual o mais fácil de manter limpo? Confira!
Carro branco: vantagens e desvantagens
Sendo uma das opções prediletas do brasileiro médio, várias vezes o carro branco já esteve entre os mais vendidos. Às vezes, dependendo do carro, a cor faz parte da paleta paga das montadoras. Justamente quando o apelo entre o público cresce.
Quase sempre é o caso de soluções como a do branco pérola e do branco off-white. Isso para além do tradicional do branco sólido.
Em termos de manutenção da higiene, as vantagens seguem no mesmo sentido. De fato, a sujeira do dia a dia e a poeira tendem a aparecer menos do que no carro preto, que veremos abaixo. De qualquer modo, também não há milagre, então a mudança é sutil.
Já em termos de lavagem, realmente o carro branco tende a brilhar mais e renovar o aspecto mais facilmente. Além disso, outro fator de peso é o da temperatura ambiente. Lembrando que o branco reflete mais o sol, então absorve menos calor. Por isso, aquece menos a cabine.
Carro preto: vantagens e desvantagens
Há quem ache o carro preto mais charmoso, para começar. Mais ou menos como se ele fosse o “básico”, ou ainda, o “clássico”. De fato, os primeiros veículos da história produzidos em série (os Ford T), eram mesmo pretos.
No entanto, Henry Ford pintava todos os Model T de preto porque o pigmento era mais barato e fácil de fazer do que outras cores. Só depois o carro foi oferecido em outras tonalidades.
Outro ponto é que sua desvalorização tende a ser menor do que outras cores. Talvez não tão menor do que o branco e o prata, mas certamente menor que o vermelho, o azul e afins. As ressalvas começam com o fato de que de dia ele é mais visível. Já de noite, nem tanto.
Ou seja, quem pega muita estrada a noite fica menos visível num carro preto, o que pode ser perigoso. Lembrando que isso impacta diretamente na segurança.
A mesma regra vale para dias chuvosos e nublados. Por fim, a questão da limpeza também costuma ser um ponto relevante. Isso porque é um erro achar que o branco “suja mais fácil”. Na verdade, a poeira e a sujeira rotineira ressaltam mais no carro preto.
Inclusive, até mesmo os riscos na lataria tendem a ser mais chamativos. Tudo isso somado faz com que o carro preto precise de mais lavagens e mais cuidados com a pintura. Sem esquecer que, como vimos acima, o preto absorve mais calor, então a cabine tende a ser mais quente.