Lançado em 2012, o Hyundai HB20 balançou o mercado de compactos, sendo parte de uma “nova leva” de hatches, formada também por Chevrolet Onix e Toyota Etios. Eles chegaram para desbancar os então “donos” da categoria, VW Gol e Fiat Palio, algo que conseguiram.
Veja ofertas de Hyundai HB20 certificados na Karvi!
Hyundai e GM vieram a travar uma briga ferrenha na década seguinte, com frequentes atualizações de seus modelos. O HB20 se manteve como uma das preferências do mercado, graças ao seu visual moderno, confiabilidade mecânica, diversidade de versões e bom desempenho.
Sempre em versões 1.0 e 1.6, sendo a mais forte com opção de câmbio automático. No início, uma antiga transmissão de quatro marchas, substituída por uma de seis marchas em seguida. O HB20 também sempre se manteve atualizado, com versão aventureira HB20X e itens como central multimídia.
Segurança
As versões mais antigas têm apenas o básico, dois air bags frontais e freios ABS. O HB20 só foi ganhar air bags laterais de série em todas as versões em 2021. Desde 2019 as bolsas laterais vinham como opcional ou em algumas versões. E só na última mudança, para a linha 2023, o compacto ganhou bolsas também de cortina.
O ESP também segue o mesmo raciocínio. Vinha em pacotes opcionais desde 2019 e passou a ser de série em todos os HB20 em 2021. Antes disso, nenhum HB20 tem o sistema.
Acessórios/equipamentos
Todo HB20 tem ao menos ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas e rádio com Bluetooth. De acordo com a versão, o compacto pode receber central multimídia com tela sensível ao toque, posteriormente com CarPlay e Android Auto, espelhos elétricos, alarme e até ar-condicionado automático.
Há também câmera de ré, sensores de obstáculos atrás e comandos do som no volante. Mais recentemente, as versões de topo ganharam itens de segurança ativa, como frenagem automática de emergência, monitores de ponto cego e faixa de rolamento, farol alto automático, assistente de tráfego cruzado traseiro e alerta de presença no banco traseiro.
Espaço interno/porta-malas
O HB20 é um compacto e não nega suas limitações. O modelo até comporta quatro adultos com algum conforto, mas passageiros com mais de 1,75 m já irão se sentir apertados no banco traseiro. O espaço na frente é melhor, com amplos ajustes para o motorista, que consegue posicionar o banco mais baixo, liberando espaço para a cabeça.
O porta-malas é até bom para a categoria, com 300 litros. É a mesma capacidade de VW Polo e Fiat Argo. Fica atrás apenas de Renault Sandero, que leva 320 litros e do novo Citroën C3, com 313 litros.
Desempenho
Esse sempre foi um dos pontos fortes do HB20. As versões de entrada vêm com um 1.0 de três cilindros de 80 cv pra lá de valente. O hatch é esperto na cidade e vivaz na estrada, além de econômico. A Hyundai lançou uma obscura versão Turbo com câmbio manual ainda na primeira fase do modelo, mas ela é rara e com pouco mercado.
O conjunto e até bom, mas com a fartura de opções das demais variantes, recomendamos deixá-la de lado.
Os 1.6 16V também são excelentes, tanto manuais quanto automáticos. No caso dos automáticos, a melhor pedida é procurar pelas versões com seis marchas, que aproveitam melhor os bons 128 cv do motor. Elas são as pós 2016. Até 2015, os manuais tinham 5 marchas e os automáticos 4 marchas. De 2016 em diante, ambas as transmissões passaram a ser de 6 marchas.
A partir da mudança de 2019, o 1.6 foi substituído pelo 1.0 turbo com câmbio automático. O novo motor deu melhores respostas aos HB20 de topo e melhor economia de combustível, e está nos modelos novos.
Custo de manutenção
As 6 primeiras revisões para um HB20 2023 com motor 1.0 custam R$ 3.717,05. Com motor 1.0 turbo a conta sobe para R$ 4.420,16. Para uma unidade 2014 com motor 1.0, a conta fica em R$ 3.693,12.
Custo/benefício
Com unidades partindo da casa dos R$ 48 mil, o HB20 ainda é um compacto moderno, econômico e barato de manter para o dia a dia de uma família pequena. Mesmo com 7 ou 8 anos de uso, muitas unidades tendem a ser bem mantidas, graças à garantia de 5 anos que a Hyundai deu para estas unidades quando novas.
É difícil errar muito na escolha das versões, já que todas possuem ao menos o básico. A única fora da curva é a Turbo manual antiga, que ainda assim é rara, difícil de encontrar por acaso.
Prós
- Desempenho
- Visual
- Equipamentos
- Manutenção
- Revenda fácil
Contras
- Acabamento
- Câmbio de 4 marchas das primeiras versões
- Espaço no banco traseiro
- ESP e airbags laterais só em 2021
- Seguro caro