O Onix foi lançado no Brasil em 2013 com a missão de assumir o papel de carro de entrada da GM. Na época, esse papel ainda era dividido por Celta e Agile, com projetos bem mais antigos, e que ainda conviveram com o Onix por alguns anos. O novo hatch, no entanto, já era mais moderno e não demorou a cair no gosto do brasileiro.
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Com duas opções de motor, 1.0 e 1.4, opção de câmbio automático, e uma gama de versões ampla, o Onix tem muitas combinações possíveis. Em 2016, o hatch passou por sua primeira reestilização, para a linha 2017. Em 2019 a segunda geração foi lançada, mas o modelo antigo continuou no mercado até 2021 como Chevrolet Joy.
Segurança
O Onix original só tem air bags frontais e freios ABS mantatórios por lei. O modelo não chegou a ter qualquer outro equipamento de segurança ativa a não ser aviso para afivelar os cintos.
O modelo também zerou o teste de colisão do Latin NCAP de 2017, com danos estruturais considerados “dramáticos” pela entidade na época nos testes de impacto lateral. As últimas safras de 2018 chegaram a receber reforços estruturais e fixação Isofix para cadeirinhas infantis, mas somente no último ano/modelo.
Acessórios/equipamentos
O Onix é um carro de entrada, portanto não espere muitos luxos. As versões básicas são bem simples e não têm muito mais do que ar-condicionado e direção hidráulica. Travas e vidros elétricos eram opcionais nos Onix mais simples e de série nos LT e LTZ.
O pequeno Chevrolet também foi um dos pioneiros entre os compactos a popularizar a central multimídia, com o sistema MyLink. Embora ainda simples, a central fazia vista com a tela sensível ao toque para controlar o som. O MyLink evoluiu e ganhou Android Auto e CarPlay na linha 2018. Os modelos com a central têm também comandos do som no volante.
Espaço interno/porta-malas
Esse nunca foi um dos pontos fortes do Onix, mas o aproveitamento já era muito superior ao dos antigos Celta e Agile. O entre-eixos do Onix original tem 2,52 metros e é suficiente para abrigar dois adultos com algum conforto no banco traseiro.
O porta-malas leva 280 litros, comparável aos rivais da época, como Fiat Palio e VW Gol, mas menor que outros como o Renault Sandero, capaz de levar até 320 litros.
Desempenho
O Onix foi lançado com duas opções de motor, um 1.0 de quatro cilindros e até 80 cv, e um 1.4 de até 106 cv. O mais forte poderia ser acoplado a um câmbio automático convencional de seis marchas. Ambos dão ao compacto desempenho apenas honesto para a proposta. Embora com cabeçotes de 8v, o torque máximo dos dois motores aparece em rotações elevadas, acima de 4.500 rpm, tornando necessárias muitas trocas de marcha.
Junto com a reestilização da linha 2018, as transmissões manuais dos dois motores passaram a ser de seis marchas, o que deixou o hatch mais ágil na cidade e menos barulhento na estrada.
O câmbio automático se vira bem com o 1.4, mas também não espere muita esperteza. A programação é voltada para o conforto, o qual o Onix entrega bastante.
Custos de manutenção
As revisões de um Chevrolet Onix de 10 mil a 60 mil km custam R$ 4.280 independentemente do motor, seja 1.0 ou 1.4 nas concessionárias da rede da marca.
Custo/benefício
O Onix é um carro competente e tem revenda fácil, mas justamente por isso seu preço entre os seminovos ainda é elevado. Unidades 2018/2019, ainda da geração ainda podem chegar a custar R$ 70 mil ainda devendo itens importantes de segurança que concorrentes da mesma faixa de preço e ano de fabricação oferecem.
Modelos mais antigos, ou unidades de versões mais simples já têm mais apelo, com valores entre R$ 45 mil a R$ 55 mil. Vale pesquisar bastante e olhar a concorrência para decidir se o modelo atende às expectativas.
Prós
- Confiabilidade
- Valor de revenda
- Consumo baixo
- Rede de concessionárias
- Manutenção fácil
Contras
- Acabamento
- Espaço interno
- Segurança
- Porta-malas
- Equipamentos