Num carro 0 km, a blindagem pode aumentar substancialmente o valor do veículo, variando entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, dependendo do modelo e do tipo de blindagem usada. Mas quando se trata de um blindado seminovo ou usado, a diferença de preço em relação ao mesmo modelo sem a blindagem tende a diminuir por uma série de fatores.
Quando o blindado ainda está novo, com um ou dois anos de uso, os valores se mantém acima da tabela Fipe. Isso ocorre porque muitos compradores recorrem a modelos seminovos já blindados, para não precisarem passar por todo o processo de blindagem de um carro zero, aguardar os prazos da montagem e documentação. O carro já está pronto para levar para casa.
No entanto, conforme os anos vão passando, a diferença de preço vai caindo, até que o blindado vale o mesmo que o não blindado. Geralmente isso ocorre por volta dos 10 anos de uso do carro.
Essa é a melhor época para quem procura um blindado sem gastar muito. Os preços estão equivalentes e o modelo ainda começou a dar os gastos extras que um blindado mais antigo tende a pedir com manutenção.
Quando o blindado passa dos 15 anos de uso, a curva se inverte e eles tendem a valer até menos do que os semelhantes sem blindagem. A questão aqui é que a blindagem acelerou o desgaste de diversos componentes de todo o veículo.
Suspensão, motor, dobradiças de portas e até máquinas dos vidros elétricos sofreram com o peso extra dos componentes reforçados e precisaram de manutenção mais frequente. Quando o carro era novo, ela teve mais chance de ter ocorrido na periodicidade correta. No entanto, com os donos seguintes, nem sempre o cuidado foi o mesmo.
A disparidade de preço em relação ao não blindado ocorre ainda mais quando as unidades sem blindagem são raras. Sedãs executivos como Honda Accord, Toyota Camry, Chevrolet Omega, ou minivans como Chrysler Grand Caravan de meados dos anos 2000 são praticamente impossíveis de encontrar sem blindagem no mercado de usados.
A maior parte foi usada para transporte de executivos de multinacionais e famílias de alto padrão quando novos. Hoje, a maioria tem preços bem acessíveis no mercado de usados, mas quase todos blindados. Os sem blindagem são raríssimos, e mais caros.